segunda-feira, 26 de agosto de 2019

PORTUGAL - SUPER-BUROCRACIA TONTA
Portugal, a continuar assim, nunca será uma sociedade equilibrada, amiga dos cidadãos.
Vem isto a propósito, por exemplo, das coisas práticas da vida que a todos atingem mais tarde ou mais cedo.
A minha idosa mãe, felizmente ainda muito lúcida, com mobilidade fantástica para os seus 94 anos, já não tinha forças para continuar a viver sozinha tratando da lida da casa, apesar de mulher a dias semanal.
Portanto, com muita sorte e muito labor prévio, conseguiu-se arranjar um lar muito decente e não demasiado caro, com pessoal muito dedicado meigo e atencioso.
Portanto, a casa ficou desabitada e ninguém na família dela precisava. Decisão, vender a casa, pois não faz sentido ficar com uma casa fechada, desabitada. Foi vendida, escritura de venda celebrada.

Em consequência, tenho-me gasto a tratar, por exemplo (só estes exemplos para não maçar muito quem me lê), do que adiante indico e, em cada caso anoto o que aconteceu:
> ÁGUA - tratei de tudo por mail, com as Águas de Cascais, vão alterar tudo e fazer o ajuste de contas, débito directo, não cortam a água, a compradora assina a papelada que deve estar a chegar à cx de correio e devolve ás Águas de Cascais. Eficiente, prático, cómodo para o cidadão.
> EDP - correu péssimo, não se consegue tratar por mail, uma confusão, informações incompletas, até que a compradora irá à loja da EDP em Cascais para resolver o assunto.
> CONTINENTE - a minha mãe recebia periodicamente por correio (como muitas pessoas) um envelope com uns talões de desconto; fui lá dizer para cancelarem a coisa, explicando que a minha mãe estava a viver num lar e o andar fora vendido - Ah, não podemos cancelar nada sem a presença do titular!!!!
Sorri, agradeci, e disse - pois continuem a gastar papel e CTT para enviarem uma coisa que vai para o lixo, pode ter a certeza que não vou buscar a minha mãe para tratar deste simples cancelamento, boa tarde.
> Companhia de seguros - facilmente cancelada a apólice do seguro de acidentes pessoais da empregada; apesar de ter informado para não enviarem nada para a morada anterior (andar vendido) cheira-me bem que há-de lá aparecer correspondência.
> OUTRA COMPANHIA de SEGUROS - se o andar foi vendido, fácil de entender que o seguro multi-riscos é para ser cancelado; não levantaram questões, olharam para a cópia da escritura, para a habilitação de herdeiros quando do falecimento do meu pai anos atrás, miraram o meu CC, e trataram de coisa. Quando disse para não enviarem para lá correspondência e encaminharem para o meu endereço - ah, isso não podemos fazer, sabe, isto é um ficheiro informático!!!!!!
> UM BANCO - para alteração de morada - ah precisamos de uma carta por exemplo da água que a sua mãe já tenha recebido no LAR.............aí eu enchi-me de muita calma respirei fundo e disse - sabe, no LAR não cobram essas coisas, cobram uma mensalidade, e é por isso que lhe estou a mostrar o último recibo.............
Parece que me consegui fazer entender, vamos aguardar!!!!

E é isto, o Portugal moderno, com as melhores gerações de todos os tempos, modernaço, com elogios encomendados no Finantial Times e outros, etc.

CHIÇA, que pachorra que é preciso ter.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário