POSTURA HABITUAL DE MUITAS CRIATURAS
AC
Se tentaste fazer alguma coisa e falhaste, estás em bem melhor posição que aqueles que nada ou pouco tentam fazer e alterar e são bem sucedidos. O diálogo é a ponte que liga duas margens. Para o mal triunfar basta que a maioria se cale. E nada nem ninguém me fará abandonar o direito ao Pensamento e à Palavra. Nem ideias são delitos nem as opiniões são crimes. Obrigado por me visitar
RESTAURAÇÃO CASEIRA
Ainda que muito pouco refiro aqui a minha vida pessoal, e nunca nada como me dizem acontece nos Instagram, Facebook e etc. de que não tenho conta, de vez em quando dou conta de caminhadas aqui ou ali, de algumas passagens por certos locais, fotografias diversas, de culinária caseira.
Alguns poderão espantar-se com algumas referências aos meus petiscos, aos meus cozinhados. Alguns, legitimamente, poderão duvidar dos meus dotes culinários.
Garanto que, sem ser um "chef", se um certo perito em gastronomia e conhecedor de bons restaurantes em Portugal e lá fora e aqui a casa viesse jantar, estou certo que não deixaria de assinalar com gosto o tratamento recebido.
Ok, prosápia, presunção e água benta etc., mas acreditem.
Nos meus quase dezasseis anos colocaram-me em frente a um fogão, vivíamos então no alto da Parede. E saiu bem, com as indicações e ajuda. Além de que as ervilhas e ovos nessa altura não eram o que infelizmente são hoje.
Para serem preparadas, as ervilhas não precisavam de panela de pressão como hoje. As batatas eram bem mais saborosas.
Os ovos apanhei-os no quintal, o chouriço era muito bom, os coentros e a salsa apanhados no quintal, as cebolas eram outra coisa.
Adivinharam (já no passado creio que o confessei aqui), ovos com ervilhas e chouriço.
Para além de ter começado cedo, tenho algum jeito. Minha mãe cozinhava muito bem. Minha sogra ainda melhor e a filha ultrapassou-a. Ora cá em casa já se ouviu - oh mãe, cuidado, o pai está a passar-te em algumas coisas.
Em cima, dossiers meus com imensas receitas, alguns dos livros e exemplos breves de receitas de livros muito mas muito antigos. Na primeira foto, as duas lombadas escuras são de livros antiquíssimos: um da minha sogra, outro que ela herdou.
AC
BLOGUES - BLOGOSFERA
Já em tempos aqui falei deste tema e do vaticínio de muitos quanto à morte dos blogues.
Vaticínio de que discordei e discordo.
Como em tudo na vida é legítimo haver quem considere que os blogues não interessam, não têm interesse e que valorizem mais as várias redes sociais designadamente onde muito gente gosta de expor as vidas privadas etc.
Igualmente legítimo quem considere o oposto como é por exemplo o meu caso, e creio não estar muito isolado.
Entendo que há vários blogues com muito interesse, blogues de equipa "escrevinhadora", blogues de autor, blogues temáticos etc. Sim, ao longo dos anos muitos blogues acabaram.
O meu blogue fará se Deus quiser 13 anos em Dezembro próximo. Será no dia 11.
Há vários blogues com maior "seniority"que este modesto "Chapéus há muitos".
Há muitos blogues de grande qualidade como, entre outros, é o caso (opinião pessoal, naturalmente) de "Delito de Opinião", "Corta Fitas", "Pensar o mundo", "Sorumbátco", "História Militar" e "Duas ou Três Coisas"
É isto.
AC
CURIOSIDADES
CURIOSIDADES NO NOSSO PRESENTE? Existem muitas.
Uma, para mim naturalmente, é a telenovela PRR.
O PRR Europeu, as massas que chegam de Bruxelas.
O PRR que incitou o patético Costa com o seu alvar sorriso a perguntar à Ursula - já posso ir ao banco?
No primeiro caderno do "de referência" de 29 de Maio passado, na página 33, uma coluna à esquerda (curioso) tinha umas linhas assinadas pelo inefável ministro da (dita) Economia e da Coesão (onde, qual?) Territorial. Qual era o título? Era este: O PRR melhorou e está em dia.
Logo na fase inicial do artigo de opinião ministerial, o dito ministro escreveu - afirmações sobre alegados atrasos na execução do PRR fazem parte da coreografia típica das democracias.
Depois, o ministro escalpeliza a coisa e indica genericamente o que encontrou (atrasos) e de como as coisas estão.
Termina afirmando - o PRR não está atrasado; todas as subvenções atribuídas a Portugal serão executadas; nenhum investimento essencial ficará por realizar.
Reli hoje o artigo.
Depois pus-me a pensar onde, em que parte do artigo "esta outra peça" encaixa:
Municípios pedem financiamento para obras atrasadas do PRR. Governo manda apressá-lasBOAS PRÁTICAS E TRANSPARÊNCIA
Um sempre muito bem informado amigo acaba de me telefonar e entre as várias coisas conversadas disse-me (como eu muitas vezes digo também ) isto não parece ter conserto.Ai JOSÉ LUÍS CARNEIRO (JLC)
Há dias fiz aqui referência a uma intenção de JLC, a de criar no PS um canal de denúncias.
A esse propósito já me tinha rido à conta do bom e arguto humor de um bom amigo que me referira que o canal ia ficar entupido.
Ao reler coisas já com dias, das várias que amigos me enviam sabedores que já não tenho paciência para certas coisas calhou embicar com mais uma notícia sobre desejos de JLC.
O texto refere que será no âmbito de reforma estatutária no PS e volta a referir outra vez o tal canal de denúncias. Um tal de - mecanismo do tipo "registo de interesses".
Ao que diz o "de referência" o mecanismo destina-se a apurar eventuais conflitos de interesses entre actividades políticas e privadas.
Naturalmente, como é de bom tom (e moda) trata-se de compromisso ético (não podia deixar de ser) e certamente um firme combate à corrupção e crimes conexos. Haverá pelos vistos uma Comissão de Ética!
Aguardemos.
AC