sexta-feira, 7 de julho de 2023

A OPINIÃO de OUTREM

Leio, ouço, não ignoro, registo, umas vezes concordo outras não, mas respeito sempre. A propósito deste texto do em tempos eleito por José Sócrates para os alcatifados corredores Europeus, parece-me que VM tem razão em algumas coisas:

- a política monetária da Zona Euro é competência exclusiva da UE,
- disso está encarregue o BCE,
- o BCE responde perante o Parlamento Europeu,
- o BE não pode ser levado a sério.

Mas presumo que o BE terá pensado - se tantas sumidades da UE e nomeadamente a presidente do Parlamento Europeu têm sido convidadas a participar por exemplo em reuniões do Conselho de Estado, se Lagarde vinha a Sintra, porque não convidá-la a estar presente no Parlamento Português e discursar aos representantes do povo?

AC

Bloquices (24): Tonteria

A proposta do BE para chamar a presidente do BCE ao parlamento nacional para explicar a subida das taxas de juro - obviamente justificadas pelo combate à inflação - é uma tonteria política sem pés nem cabeça. 

Primeiro, a política monetária da zona euro é uma competência exclusiva da União, a cargo do BCE, e tem como objetivo constitucional primodial a estabilidade dos preços. Segundo, como instituição da União, o BCE só responde perante o Parlamento Europeu (onde o BE está representado), não obviamente perante os parlamentos nacionais; seria o mesmo que o governador do Banco de Portugal ser chamado a explicar-se num dos nossos parlamentos regionais.

Decididamente, o BE não pode ser levado a sério.

Sem comentários:

Enviar um comentário