quinta-feira, 27 de julho de 2023

O  BE  ADORA  SER  Rà

Dois altos quadros da área administrativa e informática do ministério da Saúde (Luís Goes Pinheiro e Manuel Fonseca); uma adjunta (Ana Monteiro) da ministra-adjunta, Ana Catarina Mendes; outra da sua tutela (Sónia Pereira); e um ex-diretor nacional adjunto do SEF, que saiu antes do final da comissão de serviço sem justificação pública (José Moreira).

Estes são as cinco escolhas do Governo para integrar, com mandatos de cinco anos, o Conselho Diretivo da nova Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que vai substituir o SEF nas suas funções administrativas de concessão de vistos de residência e asilo a estrangeiros.

Os nomes foram anunciados nesta segunda-feira, quando faltam cerca de três meses para a extinção do SEF e as suas competências ficarem repartidas por sete entidades diferentes: as administrativas na APIMA e no Instituto de Registos e Notariado; as policiais no Sistema de Segurança Interna, na PJ, na PSP, na GNR e na Autoridade Tributária.

Luís Goes Pinheiro, que era até há cerca de três meses presidente do Conselho de Administração da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, será o presidente da AIMA, entidade equiparada a empresa pública, uma decisão que levantou controvérsia.

Goes Pinheiro foi também secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa (2018-2019), responsável pelo Programa Simplex. É formado em Direito e passou por vários organismos do Governo, como a secretaria-geral do ministério da Administração Interna e o Instituto de Tecnologias de Informação na Justiça (ITIJ). No seu currículo oficial não consta nenhuma formação, experiência ou cargo na área das migrações e asilo.

Esta omissão causa estranheza ao líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), o único partido que acompanhou o PS na votação favorável ao diploma que preparou a extinção do SEF, em 2021.


O BE adora ser rã durante anos, transporta constantemente o lacrau, mas depois admira-se que o lacrau lhe dê ferroadas. 

Tenham um bom dia. 

Por aqui, a porcaria do vendaval dos últimos dias, o mesmo barco a arrastar nas barbas das autoridades, a temperatura baixou imenso, há muitas nuvens e algum Sol. 
No fim do dia de amanhã, início de mais um fim de semana, esperando-se pouco vento, temperatura a subir daqui para a frente.
Saúde.

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário