sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Q U E I J O S
Há queijos e queijos. 
Há queijos para todos os gostos. Há queijos de ovelha, de cabra, de mistura, à ovelheira, à cabreira, mais curados, menos curados, picantes, mal cheirosos, etc.
No nosso País, no Continente e nos Açores, há queijos fantásticos.
No nosso País há pães fantásticos.
No nosso País há vinhos fantásticos.
Recordo-me que algures no início dos anos 90 do século passado, um primo direito da minha falecida sogra (engenheiro de formação, homem há muito ligado aos vinhos e aos azeites e ás instituições dessas áreas) resolveu convidar amigos (ligados a esses sectores) de França, de Itália, da Grécia e de Espanha, a passarem uns dias na sua quinta aqui perto da aldeia, e num dado dia fizeram uma prova tipo concurso, com vinhos nossos e desses países, com queijos nossos e de França e de Itália, condimentando a "coisa" com enchidos e pães nacionais de proveniência diversa.
Naturalmente, aos vinhos taparam-se os rótulos, e cada garrafa ficou com um algarismo. Aos queijos fez-se coisa idêntica para não poderem ser facilmente identificados.
Foi uma tarde estupenda e animada.
Já não recordo com rigor as classificações mas lembro que nas diferentes categorias de vinhos e de queijos, tivemos alguns primeiros lugares e vários 2ºs e 3ºs.
Vem tudo isto a propósito de queijos, que procuro não comer em excesso, mas como ando imensas vezes pelas Beiras como por inúmeros outros locais do Continente, quer vinhos quer queijos são sempre uma tentação. Tentação às refeições, em restaurantes ou aqui em casa na aldeia. Tentação nas voltas e compras aqui e acolá.
Queijos compram-se em muito lado.
Aqui na zona, "elas" estão tão perto, olho a Gardunha e a Estrela. 
À sua volta existem muitos locais onde bem estoirar uns euros com iguarias. 
Queijos bons, muito bons. Mas também há vinhos.
Mas voltando aos queijos, um local (entre muitos outros) onde garantidamente não se sai defraudado na zona da Estrela é no Museu do Pão junto a Seia. Uma loja com tentações infindas e que depois tem um restaurante em frente onde se come muito bem.
Outro local aqui da zona, é na Soalheira, onde os queijos fazem também sorrir de contentamento.
Aqui ainda mais perto, um óptimo sítio para queijos é este de que ilustro na fotografia a entrada da herdade, a queijaria Carvão, nos arredores da terra de Ramalho Eanes, Alcains.
Eles fazem subir um pouco o colesterol, mas........caramba, alguns queijos são de chorar por mais.
AC


Sem comentários:

Enviar um comentário