ANDRÉ VENTURA na SIC Notícias
Foi esta noite de 6ª Feira 24 de Outubro do corrente.
Decidi ver, e ver no final os comentários de Ângela Silva e dos outros três colegas de painel.
Decidi ver, e ver no final os comentários de Ângela Silva e dos outros três colegas de painel.
A quente, sem pensar muito em como alinhavar uns apontamentos rápidos, alguns comentários deste simples cidadão comum que não tem, nem a bagagem jornalística dos comentadores em causa, nem a prosápia de um Paulo Baldaia ou de um Ferrão (que não imaginava tão pequenino de estatura física, vi-o há dias nas Amoreiras). A ordem é típica de brainstorming.
1- Super demagogo Ventura, como habitualmente.
2- Mentiu várias vezes como bem lhe foi apontado por exemplo por Baldaia.
3- Baldaia, nos seus comentários, concordo com vários, fez o favor de mais gente ficar ao lado de Ventura. Digo isto pois Baldaia não domina a irritação e o asco que Ventura lhe causa. Ora Baldaia devia, como bem fez, criticar, contestar, mas mostrar distanciamento e isenção política.
4- Eu dizer que Ventura é, para mim, politicamente execrável, não tem consequências especiais, não tem consequências eleitorais ou para as próximas sondagens, é a minha opinião. Um jornalista é diferente.
5- Baldaia, como muitos outros, devia nunca deixar de apontar as incoerências, as demagogias, as mentiras etc. mas devia/m fazê-lo com cuidado, e desmontar o discurso de Ventura de uma forma convincente. Com a sua arrogância ideológica colocam muitos portugueses do lado de Ventura, coisa que a mim incomoda.
6- Grande parte dos jornalistas e comentadores ataca Ventura sem ponderar no ar com que dizem as coisas, e isso, creio eu, dá ainda mais votos a Ventura, pois atacam-no com tal crispação que muitas pessoas (e aqui o problema /facto da pouca cultura e da fraca formação de muitos dos meus concidadãos) registam o que Ventura diz - lá está o que o homem diz, as esquerdas todas na comunicação social.
7- Também creio que Ventura está interessado em ganhar a 1ª volta em 18 de Janeiro próximo; penso que deseja ficar em 2º com elevada votação na 2ª volta.
Penso que o seu objectivo primeiro continua a ser que o Chega seja rapidamente a 1º partido, o mais votado, por pouco que seja.
8- Para terminar estes breves apontamentos, acrescento ao que disse acima mais umas palavras sobre profissionalismo de jornalistas e comentadores.
Naturalmente, quem sou eu para . . . . mas cá vai.
Pessoalmente considero Clara de Sousa uma jornalista equilibrada, e que me dá normalmente a sensação de que se tenta preparar.
E é em regra uma senhora muito educada.
9- Isto dito, hoje não me pareceu que estivesse nos seus melhores dias.
Primeiro, ia-se desmanchando a rir por mais de uma vez. Eu cá em casa e a minha mulher rimo-nos em várias alturas. Ela não pode.
Em segundo lugar, começar a entrevista ao querer desmontar Ventura com a história da IV República falhou completamente. Opinião minha.
Porque não começou por ler as competências do PR e mostrar o que o PR pode e não pode fazer?
Podia ter a CRP aberta e quanto Ventura começou a disparar que dizia isto e aquilo ao governo, podia interpela-lo perguntando se ele como PR passaria a usar com frequência a alínea d) do Art. 133º da CRP que dá ao PR a competência de dirigir mensagens à AR.
Podia interpelar Ventura se o que estava a dizer que faria era para ser concretizado nas reuniões de 5ª Feira com o PM.
10- Enfim, lamentavelmente, para mim naturalmente e creio que não me vou enganar, Ventura ganhou largamente.
Os jornalistas comentadores ficaram muito contentinhos com a acidez destilada sobre Ventura, e muito bem vistos nas Marianas e Leitão da bolha Lisboeta mas, provavelmente e oxalá que não, os resultados futuros são capazes de não lhes ser agradáveis. Para mim não serão.
António Cabral (AC)
Sem comentários:
Enviar um comentário