ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2026
A MATEMÁTICA da 1ª VOLTA
BOM DIA. Está um belo dia de Sol.
Duas notas prévias:
1ª - Nos meus longínquos tempos de liceu de Oeiras e depois na formação superior fui sempre sofrível aluno nas matemáticas e afins.
2ª - Naturalmente que estou a léguas dos doutos Komentadoreszinhos residentes dos vários canais noticiosos nacionais, como a léguas estou de vários outros de jornais e revistas, e ainda dos mui sapientes políticos que estagiam na nossa democracia formal há décadas e que palram Komentando.
Residentes e convidados, o supra-sumo das elites do Komentariado nacional, e que em nada têm contribuído para o estado em que estamos.
Isto dito e com estas reservas, permitam-me estimados amigos e visitantes / leitores algumas elucubrações acerca dos resultados conhecidos na noite de ontem.
Mesmo sofrível em matemática não é difícil chegar a certas conclusões, imediatas. Depois, numa segunda fase, há que ponderar tudo de novo.
Se dividirmos a coisa de forma grosseira como existindo duas quintas, direita e esquerda, ontem ficámos a saber as %%:
1- Ventura - 23, 5
2 - Cotrim - 16, 0
3 - Melo - 12, 3
4 - Mendes - 11, 3
5 - Seguro - 31, 1
6 - Catarina - 2, 1
7 - Filipe - 1, 6
8 - Vieira - 1, 1
9 - Pinto - 0, 7
10 - Pestana - 0, 2
11 - Correia - 0, 1
O primeiro bloco (1,2,3,4) soma 63, 1 % e por isso o execrável (opinião pessoal naturalmente) Ventura vociferou que a direita ganhou a primeira volta. O que não é mentira.
O segundo bloco (Seguro e a palhaçada diversa) soma 36, 9 %.
O primeiro bloco sem Ventura soma 39, 6 %, superior ao segundo bloco.
Espero não me ter enganado nas contas.
O que quer isto dizer?
Que Ventura vai perder a 2ª volta? Creio que assim será.
Porquê?
As minhas conjecturas primeiras aqui ficam.
1º - Seguro terá a votação total do 2º bloco, 36, 9 %.
2º - Cotrim e Mendes não mandam os seus votantes enfiar as fichas todas em Seguro, mas os seus mais próximos estão já a faze-lo e isso continuará até 8 de Fevereiro.
3º - Gouveia e Melo irá pronunciar-se, não sei o que dirá. Uma hipótese é a reafirmação do que foi dizendo na 1ª volta e os seus milhares de votantes poderão dividir-se por Seguro e Ventura, o que não será suficiente para Ventura ganhar.
4º - Como será a campanha da 2ª volta de Seguro?
Igual à da 1ª volta, todos somos Portugal, saúde para todos a tempo e horas, o chão comum, todos vivendo amigos e dignamente, muitos pactos, sou livre não tenho amarras, salários e pensões justos, habitação digna e que os filhos não tenham de viver em casa dos pais, não há portugueses de 1ª e de 2ª, etc.
5ª - Como será a campanha da 2ª volta de Ventura?
Gritando a maioria das vezes, lembrando os apoios de Seguro a Sócrates o que é verdade, berrando que os portugueses não querem mais socialismo o que duvido, lembrando a falácia dos pactos, lembrando os problemas muito graves com a imigração descontrolada etc.
Intervalo, volto depois.
António Cabral (AC)
Sem comentários:
Enviar um comentário