domingo, 18 de janeiro de 2026

EU  CONHEÇO  A  GRONELÂNDIA 😎😎

NÃO, estou a aldrabar-vos estimados amigos e leitores/ visitantes.
Não conheço, nunca lá fui.
Mas tenho uma ideia muito superficial, melhor dito, tenho uma ideia bastante . . . . . . . . aérea! 😎😎

Efectivamente, olhei para baixo, muitas vezes, e lá estava ela, a imensa Gronelândia. BRANCA, muito BRANCA.

Completamente BRANCA no início de Fevereiro de 2001.
Ainda muito Branca no início de Abril de 2001.
Ainda muito branca, mas já com algumas partes escuras visíveis. Foi no início de Junho de 2001.

Explicando, foi durante as minhas três idas à Islândia, salvo erro na Delta, em 1ª classe, em 2001, e posterior regresso, depois de 8 dias de estadia, resolvidas que foram as questões de serviço que lá me levaram. 
Nova Iorque - Islândia - Nova Iorque, três vezes, três estadias, ocorreu durante os meus três anos nos EUA.
Tenho portanto uma noção rigorosa . . . . rigorosamente . . . . aérea!

Mas também tenho a noção de que muitos dos que hoje falam e escrevem sobre a INVASÃO da Gronelândia também . . . . observam a coisa lá muito de cima, e sempre ao correr das modas e do politicamente correcto. E do que é bonito dizer-se agora.
Mas estudar a coisa com profundidade, a começar em 1800, e para lá das cretinices do Trump . . . . dá trabalho . . . não vai com as narrativas.

Lê-se por aí que, para impedir as "Trumpices", o inarrável Macron das patilhas à moda da Golegã já falou no seu estilo tonitruante, e que além da França pelo menos a Alemanha a Suécia e a Noruega vão enviar soldadinhos para a Gronelândia. 

Ah e o Macron garantiu que os militares que vão ser enviados agora serão depois reforçados! Tudo a pedido de Copenhaga. 
Não está claro se virão a fazer (os militares europeus) cordões humanos junto das pistas do aeroporto militar americano para assim impedir a invasão americana!

Um dos fortes contingentes europeus parece ser o alemão, 13 militares de reconhecimento e quase idêntico ao primeiro "pacote Francês (15)! Putin já está com as pernas a tremer.

O chefinho lá na Gronelândia espera assim muitos navios e soldadinhos aliados!

Já do lado do inarrável e super democrata Putin ouviram-se amuos e grunhidos, anunciando-se a diplomacia russa como incomodada (receosa, está tremer que nem varas verdes?).

Por falar em INARRÁVEl, temos aqui na TUGOLÂNDIA competentes jornalistas (???) a querer indagar da nossa eventual contribuição para a telenovela Gronelândia. Até porque também se noticiou que Putin grunhiu publicamente desagrado para com a Europa e até referiu Portugal!

Vai daí "atacaram" Nuno Melo.
Defendeu-se o inarrável ministro da chamada defesa nacional, remetendo a coisa para o orgão de conselho do inquilino em Belém.

Este, o inquilino em Belém, deverá estar à espera de saber do general que "reside" lá para cima naquele edifício rosa perto do estádio de futebol do Belenenses, se a tropa do Exército tem fatos camuflados brancos e barretes de lá branca.

Ou será melhor mandar para aqueles mares gelados uma barcoita da GNR das poucas operacionais?
Estão treinados em encalhar, por exemplo perto do Bugio e, portanto, não haverá transtorno de maior se esbarrarem, com frequência, nos blocos de gelo flutuante.

Oh Presidente, convoque outro Conselho de Estado!
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário