segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Caros concidadãos, que têm a gentileza de me visitar
Muito boa noite.
Minha mulher e eu concedemo-nos um luxo: decidimos há várias semanas atrás andar por aí, os dois, algumas vezes também com filhos, também com netos, só com netos, e nos últimos tempos verdadeira lua de mel.

Como já terão reparado, sou pouco dado a falar de mim e dos meus, e explicitar por onde ando e o que fotografo. A superficial excepção supra, é como que a introdução, para me penitenciar do pequeno incumprimento, pois tinha indicado/ sugerido o 13 de Setembro como um recomeço, e é só hoje porque, chegados ontem à noite, está quase arrumada a tralha. Benditas máquinas domésticas!
Penitencio-me, ainda, por não ter resistido ao silêncio bloguista a que me tinha comprometido, e quebrei o silêncio a, 14, 16, 17, 19, 20, 23, 25, 28.

Mas cumpri muitas outras coisas. E viva a Família. E os amigos.

Cumpri o quase "blackout" à televisão. Pequei, porque vi os Antónios. E contrariamente ao que faço, ao Sábado comprei dois jornais. Quanto lixo acumulado em 5 semanas!

Entretive-me, com muito gosto, a reler a nossa Constituição, a Constituição da República Portuguesa.
Sobre ela matutei, e acerca dela a seu tempo direi alguma coisa.
De vez em quando fiz uns "zappings" por blogues (os que aprecio e muitos dos que não aprecio), fiz umas passagens pelos "media", sempre através do IPAD.

Foi muito bom andar por aí, sempre com "base" no meu refúgio de eleição.

Nos últimos dias, assisti, observei, ouvi, tudo e mais alguma coisa acerca do encerramento da escola primária (hoje apetece-me dizer desta forma) lá na aldeia. Foi lá a rádio, RR, e pelo menos a RTP 1 parece que também noticiou o caso.

Não me posso pronunciar. Não pertenço ao grupo das "comentadeiras" que falam sobre tudo e sobre nada, as mais das vezes superficialmente.
Desconheço a esmagadora maioria das peças do processo.
Mas creio poder dizer, que a ordem de encerramento é da tutela da "educação", que a câmara do Concelho afirma ter gasto cerca de 100 000, 00 euros nas obras de requalificação, que a escola primária funciona no mesmo edifício da pré-primária, que existem algumas jovens famílias que se tinham mudado para a aldeia por existir uma escola nova. Pelo que vi, o conjunto edifício e recheio está um brinco!

Creio poder dizer, que existia uma carta educativa da Câmara Municipal, parece que de 2007, que já previa este e outros encerramentos. Desconheço se a carta educativa foi actualizada ou não e, tendo sido, se contempla os mesmos anteriores encerramentos, se os aumentou, ou se os diminuiu. A tutela estava a par? Quero dizer, a tutela anterior e esta, pois até 2009 a tutela tinha outro colorido.

Uma embrulhada. Centralmente mandam fechar, porque sim, embora possa haver em outros pontos do País, casos semelhantes em que nova ponderação ditou o não encerramento. DIZEM, desconheço.

Uma embrulhada, porque as câmaras fazem obras, em vésperas de eleições, e assim se criam expectativas. DIZEM, desconheço.

As câmaras têm certas autonomias, gastam os dinheiros. E a compatibilização com a tutela?

Obras, certas obras, corrupção? DIZEM, desconheço.

A tutela castiga mais uma côr, DIZEM, desconheço.

As tutelas anteriores fizeram o mesmo, DIZEM, desconheço.

A par de muitas lágrimas de crocodilo e de muita (ouvida) anunciada tristeza, tenho apenas as certezas seguintes:

1. os dinheiros públicos são gastos, entendo o espírito das descentralizações, mas a realidade é que se sucedem os desperdícios de dinheiros públicos. É gastar vilanagem, como diz o povinho.

2. criam-se, aqui e ali, expectativas a certas famílias, e depois,...rebentam as angústias e os dramas familiares; e os miúdos? não me é simpático este ministro da educação, como aliás quase todos os anteriores, mas a culpa será só dos ministros?

3. eleitoralismos houve quase de certeza. Uma tristeza.

4. e o interior continua a ficar sem pessoas.

E COM ISTO NADA MAIS,........PINTASSILGOS NÃO SÃO PARDAIS!

António Cabral (AC)

Sem comentários:

Enviar um comentário