segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

VINHOS,  o VINHO do PORTO
Essencialmente, sou um grande ignorante de vinhos, isto é, tenho lido alguma coisa, tenho uns amigos no Porto e no Alentejo que me falam de vinhos, de quase tudo o que respeita à vinicultura, tenho feito roteiros vínicos, conheço alguma coisa nas Beiras, no Alentejo, nos Douro, no Minho.
Mas sou um grande ignorante, pois saber de vinhos tem muito que se lhe diga.
Mas, por outro lado, o meu olfacto, a boca língua e gosto, sabem bem definir um bom vinho.
Bebo pouco, mas gosto de bons vinhos. E se em Portugal os há excelentes.
Mas vem isto a propósito de uma ensaboadela que me deram sobre Vinho do Porto e, depois da ensaboadela, deram-me a provar boas coisas. 
As uvas, antigamente, eram pisadas em grandes cubas de granito e depois postas a fermentar. A fermentação era depois parada em determinada altura com adição de aguardente de vinho, operação designada "mutage".
Disse-me este meu amigo entendido no "assunto" várias coisas, começando pelas categorias:
VINTAGE - vinho de 1 só colheita, engarrafado apenas no 2º ou 3º ano após a colheita, ou seja, antes estagiar em casco. Vinho que pode deixar algum depósito.
LBV - vinho de 1 só colheita, no mínimo 4 anos em casco e engarrafado entre o 4º e 6º ano após a colheita.
COLHEITA - vinho de 1 só colheita, mínimo de 7 anos em casco de madeira.
TAWNIES - vinhos obtidos por dotação de vinhos e colheitas diversas, estagiam em casco de madeira por tempos variáveis; assim, Tawnies de 10, 20, 30, 40 anos.
RESERVA - vinhos de muito boa qualidade, obtidos por dotação de vinhos de grau de maturação variada; podemos ter Tawny e Ruby.

Os Portos Brancos podem ser secos, semi-secos ou doces.
Temperaturas sugeridas: 6 a 10º C para Brancos, 10 a 14º C para Tawnies, 12 a 14 ºC para Colheita com indicação de idade e LBV, 14 a 16 º C para Vintage. 

Em termos de história, sinteticamente:
Sec XI-XIII - expansão de vinhedos
1675 - Surge pela primeira vez a expressão - Vinho do Porto
1703 - Tratado Methuen
1727 - 1º regulamento da Feitoria Inglesa do Porto
1756 - Instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro
1757 - 1761 - Demarcações Pombalinas
1788 - 1793 - Demarcações Marianas
1820 - Revolução liberal no Porto
1863 - Epidemia da Filoxera
1888 - Fundação da Companhia Vinícola do Norte de Portugal
1996 - Criação da Rota do Vinho do Porto

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário