FUNCIONAMENTO EXEMPLAR
A propósito das eleições presidenciais do próximo dia 24 de Janeiro, e apesar de eu estimar que vai haver muita gente a não sair de casa para ir votar, ainda assim decidi-me a usar o sistema do voto antecipado.
Fiz a inscrição pela internet, no portal do cidadão e, depois disso, recebi por SMS e por mail a confirmação (documento comprovativo para voto antecipado) de que podia ir votar hoje 17 Janeiro, com indicação do local - Câmara Municipal - bem como a hora e outras instruções.
E lá fui esta manhã, com a minha mulher, votámos mal lá chegámos, estava a sair uma pessoa de cada uma das nossas mesas de voto, nada esperámos, e estavam a chegar 5 pessoas quando saímos. Salvo melhor opinião, funcionamento exemplar. Para votar recebe-se o boletim de voto e um envelope aberto, em branco, onde se coloca depois o voto e fecha-se o envelope, que é metido dentro de outro que é selado com uma fita que vem ao lado do recibo que se vê por cima do documento comprovativo. Simples, claro, legal, eficaz, confidencialidade absoluta.
Em Portugal, sempre que se quer, as coisas são bem tratadas, são bem ponderadas, funcionam bem, os cidadãos são bem servidos.
O problema é que são mais as vezes em que isto não acontece, e apenas porque existe uma cambada de malandros a infernizar-nos a vida.
Adenda das 1917: funcionamento exemplar quanto ao processo, e como correu connosco. pelos vistos surgiram longas filas de espera em vários locais.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário