sábado, 29 de abril de 2023

A PROPÓSITO de RECEITAS  de  CULINÁRIA

Quem tem a gentileza de olhar este blogue, de seguir as minhas fotografias, os meus textos, algumas "piadolas", sabe que periodicamente abordo questões de culinária.

Como há muito aqui expliquei, cerca dos meus 16 anos de idade comecei no mundo da culinária, da restauração caseira. 

Minha mãe meteu-me a fazer ervilhas com ovos escalfados, no tempo em que as ervilhas não precisavam de ser cozidas numa panela de pressão para ficarem tenras, no tempo em que eu ia apanhar os ovos ao galinheiro do quintal, no tempo em que a salsa e os coentros e a cebola e os alhos tinham sabor melhor.

Sopas, pratos de peixe ou carne, entradas, doces, nada me atrapalha. E são poucas as receitas que não sigo escrupulosamente. Um exemplo de receita em que altero um pouco as coisas/ as doses/ os ingredientes é o meu famoso bolo de laranja.

E neste mundo da culinária, um comum e mais que amador cozinheiro é por vezes surpreendido com certas receitas que vê por aí.

Ainda agora dei com uma, ESTRANHA, recomendada como fazendo bem à saúde mas que, creio, fará muitas dores de barriga a quem o comer.

É um doce, de ingredientes simples mas conhecidos embora esquisitos: chama-se o Galambão.

Para fazer o galambão começa-se por bater 6 ovos inteiros mas, atenção a um detalhe importante, os ovos têm que estar muito fora de prazo, podres. Convém tapar o nariz.
Depois, juntar apenas 2 gramas de açúcar pois, apesar de se tratar de um doce, é um doce muito amargo.
Despejar em seguida um copo de vinagre, já muito avinagrado.
Bater tudo muito bem.
Juntar várias colheres de "pó de aldrabão" e mexer bem.
Adicionar uma colher de chá de fermento ordinário.
Acrescentar ao mal cheiroso preparado, várias gotas de insolência.
Por fim, deitar para dentro da mistela duas conchas de sopa bem cheias de "pó de súcia".

Depois de muito mexido e remexido meter no forno a 300º C durante uma hora e meia, pois só esturrado será possível ter um galambão menos pestilento. Há quem goste de o provar. Dizem que é bom, não tenciono fazer esta receita. 
Só o nome dá-me asco, quanto mais os ingredientes, nomeadamente os pós de insolência, de súcia e de aldrabão.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário