terça-feira, 14 de maio de 2024

A  UNIÃO  EUROPEIA (UE)
A actual UE foi antecedida pela CEE, e bem mais para trás pela CECA.
Como tudo na vida a UE, como forte organização que "abraça" os países que a integram tem, para os países membros, importantes vantagens/ benefícios mas acarreta diversos constrangimentos.

Os países que a integram deixaram de ter o que antes dominavam, cunhar moeda, decidir desvalorização ou não da moeda, política cambial, política fiscal, etc.
Em poucas palavras, pelos tratados os países perderam alguma ou mais que alguma autonomia, alguma soberania.
Mas creio que para nós por exemplo, seria bem pior estar fora da UE.

Vem isto a propósito da Ucrânia e da Palestina.

Zelensky estava para vir à Península Ibérica no fim da semana. . . . já não vem.
Nunca se saberá ao certo os motivos do cancelamento da viagem que, certamente, não foi pensada/ planeada no Sábado passado.
Nunca se saberá se ele cancelaria tão repentinamente uma eventual viagem diplomática e de negócios a uma França, ou a uma Alemanha.

O aborrecido disto é que o inquilino em Belém não vai poder tirar uma selfie com ele

Quanto à Palestina, as vozes Europeias divergem dentro da comunidade UE, dentro do espírito de comunidade fraterna que sempre tem existido (!!!!!).

O nosso MNE Rangel já veio dizer algo sobre injustiça olhando Israel, certamente deu instruções para que na ONU Portugal votasse a favor da admissão da Palestina como membro de pleno direito da ONU, na recentíssima resolução/ decisão política na Assembleia Geral respectiva.

Interessante observar quem votou a favor da resolução política, quem se absteve. Não tenho a certeza se algum país e qual terá eventualmente votado contra.

Isto faz-me ainda recordar outras coisas, a famosa história do exército Europeu, ainda os Solana e outros com as políticas de defesa, e mais a política externa, etc. 
Fico a aguardar a política sobre imigração que, parece, fervilha nos corredores de Bruxelas.

UE, uma união (??) e pêras!
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário