O Expresso online noticia que as empresas do Estado agravaram prejuízos em mais de € 500 milhões e que o mais recente relatório do Conselho das Finanças Públicas (CFP), relativo a 2023-2024, revela um agravamento das contas do Sector Empresarial do Estado (SEE) e do Sector Empresarial Regional (SER).
O volume de negócios das empresas não financeiras do SEE cresceu para 20,6 mil milhões de euros em 2024, mas o resultado líquido deteriorou-se, atingindo –1,3 mil milhões de euros, um agravamento de 546 milhões face ao ano anterior. O relatório analisou 146 entidades do SEE e 39 do SER, já avaliadas de forma integrada. Apesar do reforço de capital próprio, que subiu para 18,9 mil milhões de euros, o CFP alerta para a existência de 35 empresas em falência técnica.
O SEE empregava no final de 2024 mais de 187 mil trabalhadores, um aumento de 14,5% impulsionado pela integração das 31 novas Unidades Locais de Saúde. A saúde e os transportes mantiveram-se os setores mais representativos.
Eu sei que sou um ignorante nesta matérias.
Mas porque raio é que 51 anos depois do 25 de Abril de 1974, o Estado continua a ter tantas empresas?
Uma das explicações porventura não a principal mas certamente muito relevante, é que dá empregozinho a muita criatura do PS, PSD, CDS. Não sei se também IL.
Porquê a manutenção disto? PORQUÊ ?
Boa noite e boa sorte
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário