O HABITUAL
A propósito das eleições na Guiné-Bissau, escrevi há poucos dias este texto.ELEIÇÕES NA GUINÉ BISSAU
Aí está mais um acto eleitoral.
Não faço a menor ideia nem do resultado que surgirá das eleições, nem se serão livres.
A história desde a independência mostra um trajecto lastimável. Naturalmente que é culpa nossa, integral!
Creio que as suspeitas de continuar Estado dominado por interesses obscuros continuam. Narcotráfico uma delas.
Independentemente do colonialismo português, creio que não erro muito se disser que a história naquela zona da África sempre foi dominada por lutas entre as etnias.
Como falar de um chão comum a mandingas, manjacos, papéis, fulas, felupes, balantas, bijagós, nalus, e até mestiços cabo-verdianos e libaneses que por lá também andam?
Aguardemos.
Na sucessão de notícias relativas aquele país (???) relata-se que a oposição terá ganho as eleições, por outras palavras, segundo as actas eleitorais EMBALÓ embalou para perdedor.
Mas Embaló muito habituado a embalar, como há tempos também aqui lembrei - Presidente da Guiné-Bissau, Sissoco Embaló, recusou outro dia explicar razões de expulsão da Lusa, RTP e RDP
Embaló . . . . . embalou . . . . . fora com eles! - parece que sofreu um golpe de Estado . . . . espera, estão aqui a segredar-me que, se calhar, antes de serem divulgados os resultados oficiais das eleições de que Embaló já tinha conhecimento, tratou de mandar a sua guarda pretoriana fazer um golpe de Estado. Guarda aparentemente formada na sua maioria por balantas.
Como popularmente se diz - um faz-de-conta!
Aparentemente, terá havido uma palhaçada engendrada pela guarda pretoriana a mando de Embaló.
Ora em África, e como aliás se passou já várias vezes naquele país (???), quando há golpes de Estado normalmente e no mínimo vão presos os que estavam.
Isto sabe qualquer comum cidadão.
Mas não, há criaturas que não conseguem fugir da chinela e, ainda por cima dão notícia das suas costumeiras patetices.
Quanto a Embaló, estará sossegado no Senegal até ver como as coisas ficam. Militares para cá, militares para lá, etnia para cá, etnia para lá, narcotráfico para cá, narcotráfico para lá. Para já, parece, novo PM da confiança de Embaló. Giro!
Mas há quem não perceba e faça telefonemas e cenas ridículas.
O costume.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário