sexta-feira, 23 de maio de 2014

HOMEM DE PALAVRA
O que é um homem de palavra?
O que é detentor de valores, interiorizados, bem alicerçados. Que, na vida quotidiana, as suas postura e acções confirmam plenamente a concretização das suas palavras.
Valores como honestidade (intelectual e material), ser digno de confiança. Valores, estes e outros, muito importantes, indicadores claros de carácter.
Naquela coisa a que vulgarmente se chama as elites dirigentes (na política e em outros sectores da sociedade) e onde abunda a cartilagem no lugar onde os decentes têm coluna vertebral (vértebras ósseas), valores como os supra referidos escasseiam.
Lembrei-me disto a propósito de um "Zapping" que fiz esta tarde pelos media nacionais através da NET.
A mentira dos números, de todos os lados, o anúncio em catadupa do que uns e outros vão fazer sem nunca dizerem nem sequer vagamente - ZERO - como o vão fazer, que etapas, etc.
O branqueamento do passado. A gritaria e falta de educação do costume.
Enfim, sempre estou para ver o que os meus concidadãos vão fazer. Eu vou votar e não é NULO. Como sempre fiz. Sem excepção.
Como me refiro acima à falta de educação, há uma narrativa sempre em voga que defende que na política e nos jogos parlamentares há muita gritaria, vozearia, etc, que nada tem de falta de educação. É muito engraçado, dizem que é mesmo assim.
Pela minha parte continuo a duvidar das pessoas que são educadas numa ocasião e noutras nem tanto (não vou usar o termo ordinárias).
Mas da minha experiência de vida, lembro-me sempre do ano de 1996, 8 de Julho, em frente à igreja nos Jerónimos. Competia-me ser a primeira linha de recepção protocolar. E estendi a mão a retribuir o cumprimento dos altos dignatários que me estenderam a mão. Sei bem os que o não fizeram. A sua conduta política posterior confirmou o que observei nessa manhã de Julho. Sobranceria, pesporrência, falta de educação.
Sei também de um senhor (????) que uma vez em visita oficial ao Porto/ Douro, não cumprimentou aquele que na altura era o "dono da casa" que ia ser visitada. Não era precisa sua conduta posterior, desgraçada, para avaliar o carácter do senhor (????).
Comovo-me pouco com as palavras de certos senhores na actualidade, e que se acham os donos do País. Porque me recordo, entre outras coisas, como sobretudo um senhor (????) tratou o seu antecessor.
Homem de palavra? Precisávamos de imensos.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário