segunda-feira, 14 de setembro de 2015

PEDEM CONFIANÇA?
Brincalhões, só podem estar a brincar com coisas sérias mas, sobretudo, parece-me cada vez mais, intelectualmente desonestos.
Desde já admito que posso estar enganado, mas vejamos.
Um pouco antes de vir almoçar a casa, vindo do supermercado, parei numa das rotundas para apreciar cartazes da propaganda dos partidos.
Na dita rotunda, cartazes enormes da, coligação que nos (des) governa, BE, PCTP/MRPP, PS.
Neste último, a letras garrafais, CONFIANÇA. Nos outros (nesta rotunda não estava cartaz do PCP mais os seus acólitos tipo melancia) não estando expressa essa palavra excepto no da coligação, vai tudo dar ao mesmo, pedem-nos que tenhamos confiança. NELES?
O MRPP é "fora" a tudo, venha o escudo. Desde as últimas eleições, este agrupamento (ainda terão os apoiantes necessários para se constituírem/ manterem partido?) que nos disseram, que nos propuseram, como tentaram convencer os portugueses por todo o País? Adiante.
O BE acena com gente de verdade para fazer a diferença. Interrogo-me, os anteriores não eram gente de verdade? Colocaram a deputada Mortágua na fotografia; é uma inteligente jogada, pois dela emana uma certa aureola de credibilidade, pelo menos de coerência, mesmo que se discorde das orientações gerais, como é o meu caso. Adiante.
Da coligação pedem-nos confiança para seguir em frente. Bem, fico preocupado, pois se é verdade que recuperámos o acesso ao financiamento externo, que as contas estarão menos desgraçadas, a realidade é que as fundações estão aí de pedra e cal, as negociatas de pedra e cal estão, como sempre se passou com todos os partidos do chamado arco da governação, os lucros das PPP's se alguma coisa diminuíram continuam obscenas, e etc. No etc, incluo a minha maior preocupação, o que foi de facto profunda e definitivamente alterado nas estruturas, económica, financeira, justiça, educação, defesa, agricultura, pescas, ordenamento do território, para ficar por estas áreas.
Mas, também, como ter confiança num primeiro ministro e naquela criatura que se lhe segue na hierarquia governamental, se nem sequer conseguem com limpeza esclarecer os portugueses sobre a questão da troika, e deixam-se enrolar como se vai vendo? Bastava recorrer ás palavras de Mário Soares, pronunciadas quando ainda não estava tão diminuído.
Finalmente, o PS e o seu candidato a PM.
Como ter confiança num homem que se mostra nos cartazes mais branco do que eu? É de origem goesa e, pergunto eu, qual é o problema? EU não tenho problemas com isso. tenho é com posturas estranhas.
Mas a ver pelo cartaz, a cara que lá está é bem diferente da que aparece nas TV. Tem vergonha da origem? Ou é mesmo só para enganar incautos?
Pessoas decentes, como me prezo de ser, não olham a credos, origens, etc. Olham e ouvem os argumentos, ponderam sobre as coisas concretas.
De concreto, o Dr António Costa, aparentemente, gaba-se muito das suas contas no passado, mas creio bem que podem ser facilmente escalpelizadas, desmontadas. Porque que é que isto não acontece? Inaugurou a mesma coisa mais que uma vez. Agora a fotografia.
Recentemente mostrou-se claramente pesporrente e mesmo a roçar a ordinarice com um jornalista. Caiu-lhe a máscara. Parece-me estar muito igual aos restantes "meninos" dos outros partidos.
Confiança neles? Está aqui um sério problema para 4 de Outubro.
AC
PS: Faltou-me encontrar aqui na zona cartaz no PCP. Irei procurar.

Sem comentários:

Enviar um comentário