quinta-feira, 27 de abril de 2017

CARTA das NAÇÕES UNIDAS
Neste mundo cada vez mais louco, as inquietações são inúmeras.
Para os mais frágeis, imagino que o presente seja muito angustiante, sobretudo para aqueles que já estão a ver as bombas a sair dos aviões. Como me dei conta há poucos dias, em conversa com outrem.
Pessoalmente, as nuvens que visiono no horizonte estão bem carregadas, mas há que colocar as coisas em perspectiva e tentar continuara a dormir bem. O que felizmente continua a ser assim comigo.
Vem isto a propósito do que me questiono quando olho para certas áreas do globo e certas situações explosivas e das minhas investidas nas relíquias caseiras. Hoje esta, que estive a folhear, um volume muito pequenino, em francês, que arranjei na Alemanha em 1994.
CHAP I, Art 1 - "Les buts des Nations Unies sont les suivants:
1. Maintenir la paix e la sécurité internationales et a cette fin: prendre des mesures collectives efficaces em vue de prévenir et d'écarter les menaces à la paix"........

CHAP V - Règlement pacifique des différends ( o que habilita a acções de Peacekeeping)

CHAP VII - Action en cas de menace contre la paix, de rupture de la paix e d'acte d'agression (o que habilita a acções de Peace Enforcement). 
Se a memória não me falha, foi ao abrigo deste capítulo que se desenvolveram, por exemplo, a guerra na Coreia a seguir à II G.G. e as invasões no Golfo. 
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário