terça-feira, 7 de novembro de 2017

CULINÁRIA,  DOÇARIA,  BRIGADEIROS
Já não é a primeira vez que o refiro: gosto imenso de cozinhar.
E safo-me bastante bem. Entre muitos episódios, um dia de 1999, a minha/nossa filha mais velha e o marido foram visitar-me aos EUA onde eu estava em serviço e, por força das circunstâncias da vida, a maioria das vezes solteiro geográfico. Tratou de dizer à mãe - olha que o pai está a cozinhar como tu, e faz bolos tão bons ou melhor que tu.
Também já o referi, a excelente cozinheira que é a minha cara metade, é superior em algumas coisas, mas sobretudo nas sopas.
Uma guloseima que sempre apreciei - BRIGADEIROS. 
É um doce muito bom, para mim. A receita que cá em casa normalmente seguimos tem por componentes, o leite condensado, 60 gr de chocolate em pó, 50 gr de manteiga, 1 a 2 colheres de sopa de leite magro, chocolate granulado.
Misturo o leite condensado com o chocolate em pó, mexo muito bem, junto o leite e depois a manteiga. Sempre mexendo, em lume brando, 35 a 40 minutos até que se comece a notar que a massa se desprende do tacho anti-aderente. Depois de arrefecido, com as mãos muito ligeiramente humedecidas de óleo, faço bolinhas, que depois passo pelo chocolate granulado.
Coloco normalmente naquelas formas pequenas de papel próprio, que se compra no supermercado. Dependendo do tamanho das bolas estas quantidades darão para entre 15/16 a 20 brigadeiros.
Depois, regalar-me.
AC

Ps: oh sr Azeredo Lopes, não estou a falar de tropa, mas de doces. E, já agora, também gosto de barrigas de freiras, e papos de anjos, e nada tem a ver com religião e conventos.


Sem comentários:

Enviar um comentário