sexta-feira, 15 de março de 2019

JORNALISMO, a propósito de AUGUSTO CID
Augusto Cid, um bom "cartoonista", na minha opinião naturalmente, faleceu. Terá tido 15 dias atrás um encontro com Marcelo Rebelo de Sousa.
Como imensas vezes acontece, agora, depois de morto, muitas loas lhe tecem.
Nos meus arquivos tenho imensos cartoons ao longo dos anos produzidos e publicados em diferentes OCS. Na minha biblioteca tenho algures um livro com bonecada dele.
Acompanhei a sua obra ao longo de décadas. Estou-me borrifando se era ou não de direita.
Sempre me pareceu ser, um defensor e um lutador pelos seus princípios, e penso que sempre combateu de peito feito às balas.
Se bem recordo, uma das suas grandes batalhas foi a propósito do desastre (acidente ou atentado?) de Camarate que vitimou as duas melhores cabeças da AD, Sá Carneiro e Amaro da Costa.
Há quem goste e quem não goste dos seus desenhos. 
Está no seu legítimo direito e isso deve respeitar-se, e eu respeito. 
Eu gosto de cartoons, incluindo os de Cid.
Se não gostasse dizia-o com clareza, mas parece-me excessivo classificar os cartoons de Cid como foleiros. Penso que melhor classifica quem assim o refere.
Outra característica que me parece Cid tinha, é que não as cortava, como diz o povo (Pode não ter estado sempre bem nas suas posições, como acontece com todos nós ao longo da vida).
Esta característica não se encontra hoje por aí no seio dos, jornalistas, opinadores e comentadores nacionais, com poucas e muito honrosas excepções.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário