quarta-feira, 20 de março de 2019

TANCOS, a ex-PGR, a CPI, a PJ, a PJM
As revelações, as declarações, que se vão sucedendo na CPI acerca da telenovela de Tancos, tanto me deixam estarrecido como nada surpreendido. 
Depois de muitos generais, entre outros apareceu agora a ex-PGR. Naturalmente, digo eu, desancou na Polícia Judiciária Militar.
E lembrou que quem conhece o código do processo penal é ela e outros no MP.
Coitada da senhora, está com azar, pois por exemplo eu, um cidadão comum (sim, podem dizer, o Quê?) tenho em casa vários códigos, e olho para eles frequentemente e de há anos. E não sou jurista.
Acredito perfeitamente em outra afirmação da senhora, que na PJM não têm formação. Basta ouvir certas sumidades do passado na PJM para se perceber que por ali há anos que deve existir muita coisa estranha. Como aliás será de matutar no porquê da esmagadora maioria das pessoas na PJM ser do Exército. 
Agora, recentemente, colocaram lá um novo chefe, um oficial oriundo da Marinha.
Outra coisa interessante que a senhora revelou é que tentou contactar com o anterior chefe da PJM e nunca conseguiu, pelo que se queixou a Azeredo Lopes. Afirmou até que esse anterior chefe da PJM nunca retribuiu a chamada o que, a ser verdade, classifica bem o homem.
Outra coisa a que a senhora não se escusou foi atacar a existência da PJM e perorar sobre crimes militares.

Pessoalmente sempre me fez muita confusão a estrutura daquela polícia e de parecer ser dominada totalmente pelo Exército.
Mas enquanto cidadão tenho por garantido:
> o MP ficar isolado a tomar conta de tudo (crimes) na área militar é um excelente passo para rapidamente destruir a instituição militar; estão a imaginar os pequeninos atrasos processuais, os recursos sobre recursos, etc.?
> que a tipificação de crimes militares possa precisar de ser ponderada parece fazer sentido, mas não certamente através de estudos conduzidos por quem pretende pura e simplesmente acabar com as Forças Armadas, como bem se vê por aí, então na área PS e BE.........
> que o historial da PJM é capaz de revelar imensos casos de confusão sobre hierarquias a quem obedecer e prestar contas, ai é bem capaz de ser verdade.

Enfim, aguardemos pelos próximos capítulos.
Ah, o PR não vai comentar comissões de inquérito, muito menos esta sobre Tancos,....... SAFA, como dizia o outro. Nem vai mandar o seu irmão gémeo, comandante supremo das forças armadas, olhar para a coisa, ......safa.....outra vez!!
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário