quarta-feira, 19 de novembro de 2025

ESTUDANTES  FECHAM  ESCOLA  ARTÍSTICA

Só imbecis por esse mundo fora como Trump e outros tal como por cá existem também, é que persistem em negar que o nosso planeta vive tempos complicados e complexos, que aumentam os casos de fenómenos extremos como por cá se verificou há dias no Algarve e não só, ou o que aconteceu há um anos em Valência.

Só mesmo imbecis é que negam que o clima está diferente.

E não é de agora. Vou repetir o que aqui em tempos escrevi.

Duas coisas:

1ª - em 2001 fiz um cruzeiro, de Vancouver ao Alaska, parando em vários locais e entrando em duas baías, no Sun Princess. Na véspera de cada visita cada passageiro recebeu indicações várias sobre as pequenas localidades e cidades que íamos visitar na manhã seguinte. Como um mapa daqueles da National Geographic relativamente às baías. Lembro-me que o mapa tinha uns pequenos traços curvos numa baía onde entrámos, indicando a localização do glaciar. Recordo que perto da entrada da baía havia um primeiro, 1700 e tal indicando a chegada lá do famoso Cook. Tinha mais três ou quatro para dentro com datas mostrando o recuo do glaciar. O último era salvo erro de 1964. Pois o navio entrou bastante para lá desse último traço, consegui saber que teria sido pelo menos mais meia milha náutica (1 mi =1852 mts)

2ª - A minha filha mais velha, actualmente com 54 anos, ao tempo em que teve 7 anos e estava à beira de deixar de ser filha única, e andava na escola primária em que as aulas começavam sempre depois de 5 de Outubro, passava férias connosco nas últimas duas semanas de Setembro na aldeia de Monsanto. Particularmente na última semana de Setembro e nos primeiros dias de Outubro à noite tínhamos que vestir uma malha pois as noites eram frescas. Há vários anos que Setembro e grande parte de Outubro são sempre quentes.

O clima está diferente, muito diferente, PONTO.

Voltando aos meninos e às meninas que lutam pelo fim da utilização dos combustíveis fósseis, naturalmente que têm todo o direito a manifestar-se e, pessoalmente, não tenho duvidas que há lugar a justa revolta.

O que NÃO TOLERO é que os meninos e as meninas façam o que hoje é noticiado estão a fazer, na maior das impunidades. Como de costume.

Respeito pelas minorias, SEM QUALQUER DUVIDA. 

MAS RESPEITO PELOS QUE QUISEREM IR ÀS AULAS. E violar as instituições é inaceitável.

Porque é que o padreca e familiares que estão por trás disto não mandam os meninos e as meninas irem manifestar-se em frente das embaixadas em Lisboa da Rússia, China, EUA e Índia? Porquê?

E já agora, os meninos e as meninas que estão a fazer isto, 

- já não vão para as aulas nos popós dos papás ? 

- já não passeiam senão de bicicleta e comboio ?

- já não atravessam o Tejo a não ser em barcos à vela, chatas a remo, ou na Transtejo mas só nos barcos eléctricos ?

- já só utilizam autocarros elétricos ou os caros carros eléctricos da família, ou o Metro ?

- já não usam os telemóveis, nem os computadores ?

- já . . . . . . . . ?

Enfim, mais uma demonstração do estado a que isto está a chegar.

Depois admiram-se e revoltam-se que o insuportável (opinião pessoal naturalmente) Ventura e associados cada vez engordem mais.

E o insuportável comentador de tudo e mais alguma coisa não comenta isto? Ah, é para não incomodar os meninos e as meninas e os ideólogos que estão por trás disto.

Oh professor Marcelo, já não há outro mandato, podia começar a ser um poucachinho (Costa dixit) menos . . . .como  dizer . . . .

António Cabral (AC)

Sem comentários:

Enviar um comentário