terça-feira, 30 de dezembro de 2025

PORTUGAL 
Portugal continua a ser um exemplo de organização!
Uma sociedade e uma máquina do Estado organizadas!

Portugal continua a ser também um exemplo de decência da parte de imensos políticos, de pessoas públicas (estou-me borrifando para os horrores externos, queria é que aqui as coisas se modificassem).
A começar pelo inquilino em Belém.

A Excelência irrita-se com o PM porque este lhe liga pouco, como foi agora a propósito da Ucrânia, da visita de Dom Luís à Ucrânia, e das declarações e comprometimentos teóricos de Dom Luís. Compromissos daqueles para inglês ver.

A Excelência está sempre a esquecer-se de propósito que o PR não tem nada a ver com a definição quer da política externa quer da política de defesa. É prerrogativa constitucional dos governos.

Mas é óbvio que nas reuniões semanais em Belém este e os anteriores PM devem /deviam manter o PR informado sobre essas questões de Estado.

Por outro lado (como eloquoentemente Vital Moreira tem evidenciado com toda a clareza e rigor jurídico e constitucional) o Conselho de Estado (CE) tem sido abusiva e escandalosamente utilizado por Marcelo ao arrepio das normas constitucionais estabelecidas para o CE.

Não contente com a porcaria que tem feito sobretudo no segundo mandato, marcou um CE para o meio da campanha eleitoral para as eleições presidenciais marcadas para 18 de Janeiro.

Olhemos para Marques Mendes e Ventura.
Se fossem pessoas decentes, e sendo candidatos à corrida para Belém, deviam ter-se demitido do Conselho de Estado.
Mas, cada um à sua maneira, veio dar justificações patéticas. A única saída decente era sair do Conselho de Estado.
Não participar na palhaçada de Marcelo marcada para 9 de Janeiro.

Mas para além dos constantes exemplos do estado a que ISTO chegou, olhemos as presidenciais marcadas para 18 de Janeiro ou seja, como estão a correr as coisas neste momento. Está a vir a porcaria á superfície.

É público e notório o incómodo de Marques Mendes com o que nas últimas semanas tem aparecido nos OCS sobre a sua falta de memória e sobre a falta de memória de certos pantomineiros que, segundo se diz por aí, lhe pagaram avenças durante anos. "Esta coisinha" entre muitas outras.

Vários dos oponentes de Mendes na corrida para Belém agarraram o assunto, nomeadamente Gouveia e Melo e Ventura. Gostam portanto de chafurdar na porcaria.

Acresce que se diz por aí e não foi desmentido que o filhote de Mendes anda associado aos projectos de mega centrais fotovoltaicas planeadas para extensas zonas na Beira-Baixa e nomeadamente nos concelhos de Idanha-a-Nova, Fundão e Penamacor.

Ora isto dito, não é tão interessante, ou curioso, ou expectável, que estejam aí, hoje, notícias de que o MP de Almada andará a vasculhar negócios e projectos na Marinha ao tempo em que Gouveia e Melo foi seu chefe? Não é mesmo interessante, e logo de Almada? Ring a Bell?

A porcaria na ordem do dia.

Mas olhemos a aspectos de organização ainda focados na corrida para Belém.

Portugal é um país altamente organizado, uma sociedade direitinha!
Reparem só:
- umas quantas criaturas (desta vez Tino de Rãs não se manifestou) disseram publicamente que queriam ser PR,

- vai daí, passados uns tempos, as TV e não só prepararam e concretizaram uns chamados debates (que não vi nem ouvi) que me dizem terem sido confrangedores na maioria dos casos,

- mas as TV filtraram e só marcaram os tais debates com os que pertencem a partidos com representação parlamentar,  mais o homem das vacinas. Tudo o resto foi desconsiderado, suspeitando provavelmente de chumbos do Tribunal Constitucional,

- entretanto, em tempos diferentes, em alguns casos na data limite, os putativos candidatos entregaram os papéis para formalizarem a candidatura; Sim, só serão candidatos depois do Tribunal Constitucional verificar que estão rigorosamente cumpridos os requisitos constitucionais para poder candidatar-se às eleições em 18 de Janeiro,

- naturalmente, alguns dos putativos candidatos são/foram chumbados.

- consequências? basicamente nada. As caras dos chumbados lá estarão nos boletins de voto.
Não é admirável?

Ou será que desta vez haverá um pingo de vergonha, e a máquina do Estado apresentará boletins apenas com as caras dos que foram aprovados pelo Tribunal Constitucional?

Quanto a organização, decência e pouca vergonha, continuamos bem, não é verdade?

Fico por aqui.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário