domingo, 21 de dezembro de 2025

Presidente da República saúda financiamento europeu à Ucrânia
19 de dezembro de 2025
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa saúda a decisão do Conselho Europeu de conceder um empréstimo de 90 mil milhões de euros para dar resposta às necessidades financeiras da Ucrânia nos próximos dois anos, a par da prorrogação das sanções contra a Rússia.
Trata-se de um passo fundamental para alcançar uma paz justa na Ucrânia, demonstrando que os líderes europeus permanecem unidos no seu apoio inabalável à Ucrânia e ao povo ucraniano. Num momento crucial, a Europa esteve à altura do desafio
.

Mas, importa-se de repetir, saúda o quê?

Esta parolice saiu por inveja do Montenegro, que foi mais um a viajar à nossa conta, a colocar-se em bicos de pés, Falcon primeiro e comboio depois, certamente muito afecto, aperto de mão vigoroso (inferior ao de Marcelo que quebra ossos ou desloca ombros) e um saco cheio de ar.

Munições temos poucas, carros de combate . . . aviões . . . . dinheiro nem sequer chega para as nossas necessidades, . . . . . ah, parece que assinaram um protocolo  para tratar de drones em Portugal!
Montenegro quando chegar a casa dirá á mulher, Kiev é uma cidade linda!

Apoiar a Ucrânia fará sentido, mas . . . e a noção das realidades, das proporções ? 
Noção do nosso potencial, económico, militar, financeiro?
Mais uma viagenzita, causando desmedida inveja ao palrador. A visita a Kiev ninguém lha tira!

Diz então a excelência que saúda a decisão do Conselho Europeu de conceder um empréstimo de 90 mil milhões de euros para dar resposta às necessidades financeiras da Ucrânia nos próximos dois anos, a par da prorrogação das sanções contra a Rússia.

Não será mais rigoroso dizer que o Conselho Europeu, no meio das suas clivagens e diferenças e rodeado das maiores cautelas em relação a alguns renitentes países, decidiu ir ao mercado pedir esta massa para depois de obtida entregar por tranches (suponho) para pagamento de armamento, sobretudo americano?

O video em cima creio que retrata bem o que se vem passando.
Corrupção? Nem por sombras!

Que percentagem desse dinheiro e do anterior voou e tem voado para paraísos fiscais?

De uma coisa estou convicto: depois da visita de Montenegro e do forte apoio de Portugal, esta noite Zelensky vai dormir mais confiante na vitória.

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário