segunda-feira, 8 de abril de 2019

CENAS do PASSADO
CRUZADAS
A história está cheia de "cenas".
De vez em quando gosto de passar os olhos por livros de história, das mais diferentes proveniências e autorias.
No caso, tenho estado a olhar para "uma antiguidade" de que mostro a capa. Uma edição antiga, curiosa sob algumas perspectivas, numerada, autenticada, e datada. 
A dada altura, página 137, aparecem referências às cruzadas, de que partilho breves detalhes.

De forma resumida, o livro indica como origens das cruzadas dois factos, os muçulmanos terem-se apoderado da Terra Santa, e a sucessão de crueldades infligidas a peregrinos do Ocidente.
1ª Cruzada - 1096, atingiu Jerusalém em 1099reunindo cerca de 60000,00 homens, foi conduzida por, Godefroy de Bouillon duc de Lorraine, Hughes de Vermandois, frére du roi Philippe I, Raymond de Toulouse, Robert de Normandie e dáutres; l´éveque du Puy, Adhemar de Monteil, etait, en sa qualité de légat du pape, le chef spirituel de toute l'armée.
2ª Cruzada - 1147, conduzida por Louis VII, roi de France, et par Conrad III, empereur d'Allemagne; foi um desastre.
Mais tarde, o famoso Saladino apoderou-se de Jerusalém em 1187.
3ª Cruzada - 1189, conduzida por, Philippe-Auguste, roi de France, Frederic Barberousse, empereur d'Allemagne, e Richard Coeur de Lion, roi d'Angleterre, conseguiram apenas que fosse, a todos assegurado o livre acesso a Jerusalém.
4ª Cruzada - 1202, conduzida por, Baudouin de Flandre et Boniface de Montferrat, também não foi brilhante; conseguiu a fundação do império latino em Constantinopla, durante 57 anos.
5ª Cruzada - 1217, conduzida por Jean de Brienne et André II, roi de Hongrie, teve alguns sucessos na passagem pelo Egipto, mas acabou por ser mais ou menos um fracasso.
6ª Cruzada - 1228, conduzida por, Frederic II, empereur d'Allemagne, foi um fracasso.
7ª Cruzada - seguiu-se à 6ª cruzada, naturalmente, mas o livro não indica data (1248?), refere que houve ainda uma 8ª cruzada, e quer a 7ª quer a 8ª (data?) foram conduzidas por saint Louis, roi de France, que terá passado na Palestina em 1250, e terá morrido em 1270. A sua morte terá ditado o fim das cruzadas.

De acordo com este livro, o objectivo teórico, imediato, das cruzadas, terá sido a cristandade apoderar-se do túmulo de Cristo. Não conseguido.
As cruzadas serviram, entre outras coisas, para mostrar ao mundo ser Roma o centro da unidade católica. Retardaram também a queda de Constantinopla.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário