domingo, 21 de abril de 2019

VERDADEIRAS DELÍCIAS LIDAS ONLINE
(do jornal I, da entrevista ao general Carlos Chaves) (sublinhados meus)
Deixe-me perguntar-lhe: os militares respeitam os políticos?
Um ministro, para ser respeitado, tem de se dar ao respeito........é preciso olhar para a idiossincrasia do que é ser militar, perceber os corpos sociais que ali se movimentam, os ativos, os agitadores, os porta-vozes, os manobradores que estão por trás. E muitas vezes esses manobradores já nem estão no ativo. Uma vez assisti, com um colega espanhol, a uma conferência de um general que estava na reforma. Quando terminou, o colega espanhol diz-me: ‘Carlos, aqui é como em Espanha. O general no ativo é muito reservado, um general na reserva é muito ativo.

Esses militares na reserva, o que os move?
Vaidade, presunção. Veja o caso do presidente da Proteção Civil, que eu conheço bem, desde que eu era cadete e ele era capitão, servimos os dois na GNR, ele como comandante, eu como general subordinado dele. É uma pessoa ambiciosa e vaidosa e por dinheiro ou por protagonismo é capaz de tudo. E arranjou mais uma complicação agora ao Governo só por causa da sua posição protocolar.........

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário