terça-feira, 30 de abril de 2019

O  QUE  É  um  VIGARISTA POLÍTICO ???
Sempre os houve, na vida política nacional e internacional.
Mas existem uns quantos que se esmeram para tentar ganhar o primeiro prémio.
Então se nunca trabalharam fora de escritório de amigalhaços e portanto sempre na política, e sempre em família, se nunca responderam a anúncios à procura de trabalho na privada, é garantido o índice de vigarice.
Por exemplo, no combate a um adversário político, contra argumentando acerca de políticas e de programas executados, para o vigarista político o cenário é ainda mais tentador aldrabar.

Vejam, anunciar políticas que já tinham sido anunciadas 4 anos antes, inaugurar uma coisa que já tinha sido inaugurada antes, ou anunciar 40% de execução de um determinado programa sendo que esse resultado é o somatório do que, de facto foi executado, do iniciado e do que está em concurso, são exemplos acabados de pura vigarice política, de desonestidade política, de farsa completa e de ausência de rigor.
Porque um político intelectualmente honesto, com coluna vertebral, não inaugura o que já o fora uma vez, não anuncia o que já fora anunciado antes, não aldraba as percentagens de cada parcela de um dado programa. Diz, de um dado programa - executámos X % vai ser adjudicado mais Y 
E todos ficávamos a saber o que estava de facto a acontecer, com rigor.
Não o fazendo, não passa de um descarado vigarista político.
E quanto a questões de percentagens, a vigarice política está espalhada, vê-se por todo o lado, seja nas contas do investimento público (não feito) seja na dívida.
Vigarista e vigaristas políticos do mais alto coturno.
Agora que ando em maré de visitas hospitais, e ainda a propósito do tema, lembrei-me dos hospitais, dos centros de saúde, das listas de espera, da ala pediátrica do S.João.
A ala pediátrica é um caso tenebroso.
Mas lembrei-me também do caso do anunciado hospital central de Évora.
Se não estou enganado, com anúncios em 22 OUT 2016, 14 NOV 2017, 19 JAN 2018, 27 FEV 2018, 20 MAR 2018, 10 JAN 2019, tendo este magnifico geringôncico governo em 11 de Janeiro de 2019 apresentado em Évora o projecto de financiamento do novo Hospital Central do Alentejo, naturalmente com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e dos ministros da Saúde, Marta Temido, e o inefável das Infra-estruturas, Pedro Marques. 
Foi anunciado que o concurso para a empreitada seria lançado até Maio deste ano, devendo o novo hospital começar a funcionar até Dezembro de 2023. Vamos aguardar por JUNHO.
Um espectáculo.
AC

Ps: em governos anteriores, TODOS, a vigarice existiu, variando a dose.


Sem comentários:

Enviar um comentário