sábado, 6 de abril de 2019

ESPÉCIES na TERRA
Não é de agora, os alertas ecoam há muitos anos.
Há muitos anos, vi um filme sobre as matanças em África, não me recordo do nome correcto, mas via-se o horror de caçadas brutais, até de helicóptero atiravam a certos animais.
Por toda a superfície terrestre a perda progressiva do "habitat" dos animais contribui drasticamente para a ameaça de muitas espécies.
Há poucos dias ouvi até um pequeno comentário acerca do desaparecimento de muitos insectos, com consequências previsíveis e devastadoras, para nós humanos, também.
É sabido, também, que nas guerras se dizimam muitos animais, particularmente aqueles cuja pele ou cornos enriquecem "animais humanos" nos mercados especializados nessas transações.
Eu que tenho algum tempo da minha vida passada em África (dos 3 meses aos 6 anos, e de 29OUT1971 a 28JUL1973 a cumprir comissão de serviço na Guiné-Bissau), a questão não me é indiferente.
Para quem vê muito pouca televisão sobretudo nacional, tenho de há muitos anos um grande prazer em ler sobre o assunto em causa e seguir os programas de TV, por exemplo, da National Geographic e Odisseia.
Vem isto a propósito de uma das minhas periódicas investidas nos arquivos na garagem, no caso, andar a percorrer os imensos números da revista National Geographic.
Na tosca fotografia de TLM, mostro um dos mapas daquela sociedade, que em 1990 voltava à carga sobre este assunto, as espécies em África, cada vez mais ameaçadas.
No caso concreto, este mapa foca-se, na "Cape Mountain Zebra", no "Africa Elephant", no "Indri" de Madagáscar, no "Sokoke Scops Owl", no "Mountain Gorilla", na "Geometric Tortoise", no "African Wild Dog", no "Bannerman's Turaco", na "Cheetah", no Barbary Macaque", no "Black Rhinoceros", e no "Scimitar-Horned Oryx".
Infelizmente, e apesar de vários progressos e programas que alguma recuperação trouxeram a certas espécies, a realidade é que a perda de habitat e as alterações climáticas produzem devastações, avançam inexoravelmente.
Veja-se, por exemplo, o que está a acontecer com o habitat dos ursos polares.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário