Este enorme país da parte Sul de África anda, uma vez ainda, em convulsão. País com uma população esmagadoramente negra, a aproximar-se dos 60 milhões.
Nelson Mandela, nascido em 18 de Julho de 1918, deve estar a dar voltas e voltas no túmulo.
Houve semanas e semanas e mais virão de certeza, de roubos, assaltos, pilhagens. Nos OCSs internacionais falou-se de, falta de combustíveis, falta de medicamentos, lojas e armazéns incendiados, assassinatos, um autêntico caos e cenas de terror.
Tudo a somar a uma mais que evidente crise económica.
Aparentemente, há cerca de 20 anos que não se assistia a nada como o que acontece no presente.
A probabilidade de aparecerem uns parvalhões a sugerir que é o resultado de terem acabado com aquele "maravilhoso apartheid", é enorme.
A probabilidade de culpabilizarem a Europa mais os EUA mais o Canadá por aquele caos é igualmente enorme.
Idem para a justificação com as alterações climáticas e a pandemia Covid-19.
Ah, e nem devem faltar alguns a justificar com a SIDA que ainda é por lá uma tragédia.
Dizem as notícias que aquilo terá sido iniciado na sequência da prisão do inarrável ex presidente Jacob Zuma sobre o qual recaíam há anos enormes suspeitas de comportamentos mais que indignos de um chefe de Estado, e imensas suspeitas de corrupção.
África do Sul é, aparentemente, a 2ª economia Africana mas, depois de Mandela se retirar, continuando a pouco ou nada se fazer para inverter o rumo da miséria e da desigualdade, a crise económica e social só pode dar naquilo a que agora se assistiu/ assiste. Mas deixou de repente de ser notícia. O costume.
Não sendo ainda muito tempo, a realidade é que 21 anos parece-me ser tempo suficiente para definir políticas para inverter trajectos antigos.
Quem está no poder desde a eleição de Mandela como presidente não são já "Boers", não são já os deploráveis racistas de antigamente.
Será que à semelhança do que por cá se passa quanto a justificações para os fracassos, a situação catastrófica vivida na África do Sul ainda é culpa do Cecil Rhodes e dos Boers?
Aguardemos.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário