sexta-feira, 27 de agosto de 2021

PARA QUE SERVEM OS SOLDADOS ? ou,
como dirão muitos TUGAS, para quê a TROPA ?
"...É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público. É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar..."
BARACK OBAMA nas cerimónias do
MEMORIAL DAY (durante a cerimónia do Dia do Veterano).

Alguns lembram, de novo, e bem, esta proclamação do então presidente dos EUA. Algo que deve ser explicado a todos aqueles que perguntam “Para que servem os militares? Algo que devia ser sempre lembrado. 
E, sobretudo, não só lembrado como atirado à cara de uns quantos farsolas, pois foi graças aos militares portugueses e em particular a uns quantos capitães que vivemos felizmente em democracia e por isso mesmo podemos votar, todos, incluindo os farsolas que desdenham, que amesquinham, que desprezam os militares. 
Esses farsolas rodearam-se de uns amigos que têm passado o tempo com grandes proclamações enquanto lentamente vão destruindo a instituição militar. 
Muitos militares, e penso concretamente em vários oficiais de maior antiguidade militar e, em particular, várias e sucessivas chefias militares, esqueceram muitas coisas, até confraternizaram, e muitos fingiram que não sabiam ou não imaginavam o que por aí viria. Agora admiram-se.
Admiram-se que uma grande maioria desta classe política que gradualmente se apoderou das instituições e da máquina do Estado com, amiguismos, sicários, familiares, serventuários, tenham um asco profundo aos militares, à instituição militar, coisa que disfarçaram até mais ou menos 1991.
António Cabral (AC)

Sem comentários:

Enviar um comentário