domingo, 23 de outubro de 2022

ADRIANO  MOREIRA

NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL 23 de outubro de 2022

Falecimento do Professor Adriano Moreira

A Ministra da Defesa Nacional evoca o Professor Adriano Moreira, personalidade central da academia e da vida política portuguesas no século XX, atravessando dois regimes e marcando gerações de estudantes, de investigadores, de políticos, e também a instituição militar.

Permanecerão para benefício de todos os portugueses os seus trabalhos nas áreas do Direito, das Relações Internacionais e da Ciência Política, bem como a sua ação cívica e política, o seu humanismo, o seu pensamento sobre a Língua Portuguesa e sobre o papel de Portugal no contexto Atlântico.

Distinguido pelos três ramos das Forças Armadas e com as mais elevadas condecorações da República, contribuiu para aproximar o universo civil e o militar. Adriano Moreira será sempre o primeiro Doutor Honoris Causa do Instituto Universitário Militar (título que lhe foi atribuído em presença em julho passado), instituição de que foi um impulsionador e embaixador, além de professor. Também o Instituto da Defesa Nacional não esquece os seus contributos para o pensamento sobre Defesa, um legado inspirador para a análise de um momento especialmente complexo que o mundo atravessa.

Pelo seu inestimável contributo ao País, nas múltiplas dimensões de uma vida longa e preenchida, lembramos o Professor Adriano Moreira e endereçamos à sua família sentidas condolências.

Ministério da Defesa Nacional | Tel.: +351 213 034 500 | imprensa@mdn.gov.pt www.defesa.gov.pt

Este é o comunicado da tutela da Defesa Nacional a propósito do passamento do Professor Adriano Moreira.
Já o Presidente da República sublinhara no seu curto depoimento sobre o desaparecimento de tão ilustre figura que, entre outras coisas fora - professor de civis e militares.

Já hoje aqui deixei umas breves palavras, sentidas, acerca deste meu concidadão que agora nos deixa. 
Mas quero acrescentar mais alguma coisa, e começo por dizer que era homem de elevadíssimo nível político. 

E como muitas vezes acontece, difamação corria por aí mas, finalmente, na SIC desmentiram aquilo que de há tempos circulava sobre a sua responsabilidade na reabertura do execrável Tarrafal.

Quem com ele conviveu não esquecerá. 
Eu convivi pouco, mas não o esquecerei.
Uma das primeiras coisas que dele ouvi numa aula e que já antes aqui reproduzi - o eixo acompanha a roda mas não anda - nunca mais esqueci. Nem aquilo a que ele se referia e desenvolveu.

Muitos no país lhe devem, mas designadamente a Instituição militar deve muito ao Professor Adriano Moreira. 

Foi decisiva a sua acção para o reconhecimento formal das Ciências Militares e para a criação do Instituto Universitário Militar.
O actual Instituto Universitário Militar é um estabelecimento de ensino superior plenamente inserido no Ensino Superior do país. 

Descanse em paz Senhor Professor Adriano Moreira.
António Cabral (AC)

Sem comentários:

Enviar um comentário