Não vou agora debruçar-me acerca dos aeroportos na Madeira, Porto Santo e nas ilhas dos Açores.
No que se refere ao Continente, podemos avaliar as coisas de diferentes perspectivas.
No que respeita a Lisboa, há a frase estafada de que há 60 anos que se pensa (??) num outro aeroporto principal, substituto da Portela, que foi baptizado de Humberto Delgado.
Mas podemos ver as coisas de uma forma mais brutal.
Pensar o que aconteceu em dois períodos distintos: 1926-1974 e 1974-2022.
1926 - 1974
Deste período retira-se que em 1974 existiam os aeroportos de Lisboa/ Portela, Porto/ Pedras Rubras e Faro.
Adicionalmente, temos de considerar que em 1964 foi criada a Base Aérea nº 11 nos arredores de Beja, que veio a ter uma conexão civil.
Esta base foi construída essencialmente para, com base em acordo com a Alemanha, proporcionar facilidades de treino a aviões da força aérea Alemã.
Apenas em 1970 se iniciaram as actividades com aviões Alemães, os famosos (por más razões) F-104.
Apenas em 1970 se iniciaram as actividades com aviões Alemães, os famosos (por más razões) F-104.
Por razões de organização interna, a Alemanha deixou de utilizar a base com essas aeronaves em 1973.
A partir desta data, a base passou a servir de apoio a aviões militares quer da nossa Força Aérea quer da Força Aérea Alemã e, ainda, a aviões comerciais da Lufthansa e TAP, para voos de treino.
1974 - 2022
Em Outubro de 2022, continuamos com a palhaçada à volta do futuro aeroporto substituto do de Lisboa.
Gastaram-se entretanto milhões de euros em estudos e ajustes.
As possíveis / sucessivas localizações do novo aeroporto têm constituído uma das mais vergonhosas telenovelas nacionais.
As prestações de António Costa e do seu amigo / inimigo Pedro Nuno Santos falam por si.
Ou seja, continuamos com Lisboa/ Humberto Delgado, a abarrotar, Faro, e Porto/ Sá Carneiro.
Mas temos Beja.
Houve um novo acordo Luso-Alemão sobre a utilização da Base Aérea nº 11, em 1979, a que se seguiu a instalação de aviões Alpha-Jet, da Força Aérea Alemã.
Adicionalmente, a nossa Força Aérea ali foi colocando diferentes tipos de aeronaves.
Em 1993, o Acordo Luso-Alemão sobre a utilização da Base não foi renovado o que determinou o fim da atividade da Força Aérea Alemã no nosso país.
Em 2000, o governo chefiado por António Guterres iniciou um estudo de viabilidade do aeroporto de Beja, começando as obras em 2007, e terminadas em 2009.
Em 2000, o governo chefiado por António Guterres iniciou um estudo de viabilidade do aeroporto de Beja, começando as obras em 2007, e terminadas em 2009.
Em 2011 houve o voo inaugural.
Mas, em termos crus, daí para cá o aeroporto está normalmente ás moscas.
Com o intuito de ver se reanimam o desgraçado, parece haver a intenção de fazer uma auto-estrada entre Sines e Beja.
Ou seja, quase se pode dizer que, afinal, de 1974 até hoje temos os mesmos Lisboa, Porto Faro.
Ah, adicionalmente temos Beja, que está basicamente ás moscas.
Foram estoirados milhões de euros em estudos, avaliações e outras tretas para um sucedâneo ao de Lisboa.
Diz-se que várias elites (algumas já falecidas) desde 2005 desataram a comprar terrenos na OTA, Vila Franca de Xira, Coruche, Benavente, Montijo, Alcochete, Rio Frio, Pinhal Novo, Alverca. Um forrobodó!
Será que vão comprar perto de Santarém?
Ah, mas temos várias "maquetes" de aeroportos.
Portugal no seu melhor.
AC
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