domingo, 23 de outubro de 2022

BACALHAU 

Há aquela tradicional "sentença" 1001 maneiras de fazer/cozinhar o bacalhau.

Há uma que nunca apreciei e durante uma época da minha vida/ carreira, de vez em quando no local onde almoçava pregavam-me com o arroz de feijão a acompanhar postas de bacalhau frito.

Vem isto a propósito de ter comido o bicho hoje ao almoço. Uma das minhas receitas. Passo a explicar.

Como homem que cozinha desde que estava a poucos dias de fazer 16anos, gosto de ter tudo preparado e organizado antes de me lançar na confecção.

Chamo-lhe tabuleiro, mas em boa verdade o recipiente é de louça de ir ao forno, rectangular, 36 cm de comprimento, 22 de largura e 9 de altura. Foi o que usei e deu prato para 5 pessoas e sobrou.

Portanto, um recipiente para ir ao forno, um recipiente para misturar ingredientes (uso o maior que tenho para bater bolos), quatro belíssimas postas de bacalhau já prontas para poderem ser cozidas, 3 cebolas grandes, 1 cebola roxa pequena, 3 dentes de alho sem gérmen, azeite do bom, metade de uma couve coração, e batata frita palha, molho branco bechamel. Às vezes uso broa de milho esfarelada para rematar por cima, hoje não usei.

Cozer, o bacalhau.

Com azeite q.b. fazer uma boa cebolada, cebolas cortadas em tiras grossas até ficar transparente sem alourar, juntamente com o alho cortado em tiras finas. A cebolada faz o fundo do recipiente de ir ao forno.

Cortar a couve coração como caldo verde mas muito grosso, juntar a cebola roxa cortada fina, e com azeite q.b. colocar tudo numa frigideira grande, tapada, lume muito baixo, para ir cozendo/ fritando; deve-se revirar com frequência para homogeneizar, está pronto logo que a couve fica mole, tenra.  

Entretanto o bacalhau já deve estar mais arrefecido de modo a permitir tirar pele e espinhas; separar, em lascas ao gosto pessoal. 

No meu caso usei duas embalagens de bechamel. Que aqueci, todo, até ficar um morto já quentinho. Aquecer o bechamel tem de ser em lume brando e a mexer sempre, caso contrário pega no fundo.

Portanto, tudo preparado, deitar a cebolada para o fundo do recipiente a ir ao forno.

Para o recipiente para misturar, deitar até metade do bacalhau desfiado mas intervalando com a batata palha; as percentagens ficam ao gosto pessoal; misturar com uma espátula depois de lhe colocar por cima 1/4 do bechamel aquecido. Deitar tudo no recipiente para o forno, por cima da cebolada.

Repetir a operação de mistura com o restante bacalhau, batata palha e mais 1/ 4 de bechamel. Antes de deitar esta mistura no recipiente, fazer uma camada com toda a couve já cozida e só depois deitar a segunda metade da mistura bacalhau/ batata/ molho.

Finalizar com a metade sobrante do bechamel. Hoje não usei a broa de milho por cima, a rematar. Além disso, nesta receita, já uma vez ou duas fiz uma variante, coloquei rodelas de ovo cozido.

Forno: no meu caso, forno TEKA muito moderno, eléctrico, liguei /preaqueci a 180º em cima e por baixo, e só depois de aquecido coloquei o petisco no forno, ali ficando assim durante 15/ 20 minutos, depois passei só para aquecer por baixo. Controlei até começar a ficar tostado por cima. Não estava nada mau.

Tenham um bom resto de Domingo

AC 

Sem comentários:

Enviar um comentário