Navio da Marinha encontra barco de narcotráfico à deriva
Navio da Marinha Portuguesa, em apoio à missão no combate ao narcotráfico, encontra embarcação de alta velocidade abandonada e à deriva
O navio da Marinha Portuguesa, NRP Hidra foi hoje (29) empenhado no auxílio à Autoridade Marítima Nacional na investigação sobre o aparecimento de 15 fardos de poduto estupefaciente (haxixe), num total de cerca de 595 kg, no areal da praia de Santo António, a sudoeste do Algarve. Barco rápido encontrado pela missão da Marinha, de combate ao tráfico de droga, na costa Algarvia.
Esclarece o Serviço de Comunicação, Informação e Relações Públicas (CIRP), em comunicado, que o navio da Marinha foi empenhado numa ação patrulha e vigilância entre Tavira e Vila Real de Santo António, tendo encontrado uma embarcação de alta velocidade à deriva, sem ninguém no seu interior.
A embarcação foi rebocada pelo navio até ao cais de Faro, onde será entregue ao Comando Zona Marítima do Sul. Enquanto isso a Polícia Judiciária está a desenvolver investigações.
Depois de, casualmente, me ter apercebido disto, recordei que há dias foi noticiado ter havido no Guadiana um encontro de uma embarcação da GNR com uma embarcação de "artistas" da droga e que a coisa acabou mal, com vários feridos e parece que um muito grave.
Das notícias não se percebe, ou melhor, eu não percebi:
- foi a embarcação da GNR que se atirou para cima dos candongueiros?
- Foi o contrário, a GNR abalroada?
- os feridos resultaram apenas do embate, do sinistro marítimo?
Outra coisa que eu gostava de saber é como anda a articulação entre a GNR, a Autoridade Marítima, a Polícia Marítima, a Força Aérea, o SEF e a PJ.
Se aconteceu um sinistro marítimo dentro do Guadiana, certamente que a Capitania do Porto de Vila Real de Santo António cumprirá com as suas obrigações legais, coligindo elementos para o procedimento formal a instruir, recebendo da GNR todos os elementos sobre o sinistro, para que as autoridades competentes procedam de acordo com a lei.
Outra coisa que eu gostava também de saber é que meios humanos e materiais tem a GNR no Algarve e que meios tem no Sul do país a Autoridade Marítima e concretamente que meios tem a polícia Marítima.
É que acontecem certas coisas mas os cidadãos nunca são informados com rigor. Sobre o que aconteceu, e sobre as diferentes organizações no terreno. Só para se perceber se estamos ou não num país rico em que certas organizações fazem o que lhe dá na gana sem passar cavaco a ninguém.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário