domingo, 11 de dezembro de 2022

CITIZEN  KANE
Não, não me estou a referir a coisa famosa cinematográfica de há décadas.

Estou a falar da bola no Katar/ Qatar/ Catar !

Como sempre ao longo do tempo aqui escrevi, vejo de vez em quando futebol pela TV. Não piso um estádio de futebol desde 1983 se a memória não falha, e ali estive na sequência de obrigações profissionais. Foi no estádio de Alvalade. Antes disso, na segunda metade da década de 70 do século passado estive uma vez no estádio em Setúbal e em finais de 1973 no estádio do Montijo.

Segui os jogos da selecção durante o Europeu de 2016. Vi poucos jogos do anterior mundial. Normalmente vejo as finais europeias. Deste mundial vi os primeiros jogos da selecção, vi a segunda parte do jogo com a Suíça, e vi o jogo contra Marrocos. Fomos bem eliminados, opinião pessoal naturalmente.

Escusam de me vir com queixas do árbitro, mais o patético Fernando Santos a referir que os jogadores queriam muito, etc. Fomos bem eliminados, não jogaram NADA. 
Tiveram azar o Pepe que podia ter marcado um belo golo de cabeça, e o Fernandes com a bola na trave. 
E se tivessem rematado a sério, coisa que não fizeram?

Ontem vi o resumo do jogo entre a França e a Inglaterra. 
Não preciso dos comentadores para avaliar o que é bom futebol, as imagens do resumo mostram o que é jogar bom futebol, o que são duas equipas a jogar bom futebol. 
E, lá está, a França não precisou do Mapé para marcar golo! Tem vários para isso.

E agora volto ao "citizen Kane, o capitão inglês, que marcou primorosamente o primeiro pénalti, e falhou estrondosamente o segundo.
Pois é, a França falhou menos. Mereceu, ponto final.

Confesso que me estou completamente ”a borrifar” para quem vá ganhar o Mundial. 
Presumo que vá haver nos jogos que faltam algum bom futebol, pelo menos a França pratica-o.

Confesso que me estou completamente a "borrifar" para as telenovelas que se desenham já após a nossa eliminação. Fomos bem eliminados. 
Naturalmente, não me deu gozo nenhum a minha selecção sair já do mundial. Mas tudo na vida tem vantagens e inconvenientes.

Querem uma vantagem? 
Menos uma oportunidade para o patético comentador abrir a goela!
Querem outra? 
Algum descanso para os aviões Falcon!
Querem outra? 
Menos uma coisa para anestesiar a população!

Tenham um bom Domingo. Saúde.
António Cabral

Ps: depois de escrever este texto lembrei-me de um outro facto.
Estive num jogo de futebol, no estádio de Alvalade, em 2014 ou 2015, pois penso que nessa altura ainda que muito doente, a mãe do meu genro estava viva, e o jogo calhava no final de Agosto no dia de aniversário da senhora, pelo que me foi perguntado se quereria usar o lugar cativo. 
Fui. 
Do que vi, pois fiquei perto do topo do estádio onde a claque berrava e saltava e usava altifalantes, jurei nunca mais pôr os pés num estádio de futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário