PASSADEIRAS para TRAVESSIA de PEÕES
As passadeiras para a travessia dos peões é das coisas mais bem inventadas. Opinião pessoal, naturalmente.
Um passo para se caminhar no sentido do respeito que é devido às pessoas, tendo em vista acautelar a segurança das pessoas que têm necessidade de atravessar ruas.
Particularmente no que respeita a crianças, idosos, pessoas com limitações de mobilidade.
Em Portugal, em grande parte dos locais, as passadeiras estão colocadas em locais que, pessoalmente, me parecem algo discutíveis. Por exemplo, colocadas em grande parte junto de cruzamentos, logo à boca das curvas, demasiado (opinião pessoal) perto do início da curva/ cruzamento. Admito haver uma explicação mas a realidade é que muitas vezes acontece virem alguns desabridos mesmo a virar para outra rua à direita. Pouco espaço de segurança. Admito estar a ver mal o assunto.
Mas de uma coisa tenho a certeza, da inconsciência da maioria dos peões que observo a atravessar passadeiras. Raros são os que antes de entrar na passadeira param e se asseguram que o carro parou mesmo. Vejo alguns até com uma arrogância monumental, espelhando bem aquela típica postura nacional - é o meu direito.
Relegam, opinião pessoal naturalmente, a segurança/ integridade física para segundo plano. Estão a borrifar-se para, se vem lá algum desalmado, se vem lá algum sem respeitar os 30Km/h, se vem lá algum dos muitos sem respeito pelos outros, se vem alguém que por razões da sua difícil vida ou da idade está pouco atento como independentemente de tudo é sua obrigação. Creio que muitos atropelamentos se devem aos condutores, mas também muito aos peões porque não se cuidam, como é sua obrigação e não ligam à realidade que existe. Mais uma vez, admito não estar a observar bem o assunto.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário