Ainda as ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS JAN 2026
Diferentes órgãos de comunicação social (OCS) têm-se entretido a "telenovelar" á volta de sondagens sobre as ditas eleições.
E, provavelmente em combinação com os fazedores das sondagens, teimam em meter ao barulho por exemplo António Guterres e Passos Coelho.
Sobre este último é inarrável que insistam com ele, quando o homem está constantemente a dizer que não quer nem vai voltar à vida pública, à vida política activa.
Como SEMPRE, respeito as opiniões de outrem mas, parece-me, que o que se vem passando com as sondagens continua a estar fortemente infectado por facciosismo, ideologia, clubite, corporativismo.
A par da telenovela das sondagens outras palhaçadas vão acontecendo.
Por exemplo, três ou quatro "criaturas" entenderam criar uma grupo de apoio/ promoção da eventual candidatura do almirante Gouveia e Melo (GM). Creio que ele já se demarcou dessa trupe, trupe que, segundo se lê agora por aí, vai desmantelar o que tinham há pouco tempo criado!
Mas uma das curiosidades desta longa telenovela é observar as reações sempre que se agita o nome Gouveia e Melo, em partidos políticos, em certas pessoas ligadas à política, em certos comentadores e comentadoras sendo que nestas uma das mais peculiares é a D. Avilez.
Reações as mais díspares, algumas mesmo creio que a roçar o patético, para não ser mais deselegante. Por vezes quase gritos de alarmismo incontido.
Como já bem discorrido num texto de que tomei conhecimento e aqui publiquei há dias, GM abanará os alicerces dos partidos políticos por algum deste factores ou todos?, a saber, a sua notoriedade pessoal decorrente do tempo Covid, as suas ideias políticas, a sua não-ligação a partidos políticos, a preparação para liderar própria dos militares de carreira.
Naturalmente, porque até há pouco estava no activo, não se lhe conhece com alguma profundidade quais serão as suas ideias políticas.
Se se vier a candidatar também não é propriamente surpresa na nossa democracia, pois já houve candidatos independentes, como foi e se calhar irá de novo acontecer, Sampaio da Nóvoa.
Será por dele se ter uma noção de liderança forte, de homem decidido, que faz tremer as cliques partidárias que, de um modo geral, estão acostumados e não sabem fazer outra coisa, do que empurrar sempre com a barriga problemas e reformas, ou esconder berbicachos para debaixo do tapete?
Aguardemos.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário