segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Coisas. Espuma dos dias.
1. Maria de Belém Roseira anunciou que apresentará a sua candidatura depois das legislativas. Já não existem dúvidas, é real. Como real é o pedalar por terras do Sul do também candidato Sampaio da Nóvoa, mas que agora, creio, pode pedalar o que quiser que está cada vez mais condenado. Ou o PS apoiará outrem fora do partido? Ou não irá dizer nada?
2. Marcelo falou ontem no seu programa dominical. Só ouvi um bocadinho, e calhou aquela altura em que o bonito sorriso de Judite de Sousa, a propósito de futebol, se interrogava - "não se percebe bem de onde vem tanto dinheiro". Bom, salvo melhor opinião, a explicação do famoso comentador foi uma vergonha. Será difícil de provar, acredito, mas ninguém neste País faz contas de somar e subtrair? Ficou para mim evidente que Marcelo não quer perder votos. Lamentável.
3. O candidato a PM em Outubro, António Costa, quer fazer passar a mensagem de que é impoluto e rigoroso, e que ele e a sua equipa fizeram o trabalho de casa. Quanto a rigor, como acreditar em alguém que enquanto autarca, nem obrigado pelos tribunais queria mostrar (e mostrou?) documentação que devia ser pública, ou que se gabou da diminuição das dívidas da CMLisboa sem referir, com ênfase, que para lá da sua gestão, uma parte dessa diminuição de deveu ao que recebeu do governo "à pala" de questões ligadas ao aeroporto?
4. Estarão presos uma série de dezenas de pirómanos. O que aconteceu aos anteriores dos anos transactos? Vamos continuar nesta pouca vergonha dos negócios que se finge não existirem, dos conluios a todos os níveis, incluindo partidários? E sempre tudo a arder?
5. Merkel gritou que a questão dos "migrantes" (??!!??!!) é dramaticamente mais importante que o euro, a Grécia. Pois é, só agora é que estão a perceber que a esmagadora maioria do que está a acontecer é organizado, que os milhares e milhares que estão a invadir o Sul da Europa entram por aqueles magníficos países desenvolvidos, que os escoam rapidamente para França, Holanda, Reino Unido? E vai chegar aos nórdicos! Quando chegar aos nórdicos, ás catadupas, quero estar com muita atenção ás declarações dos MNE's desses países, para ver se detecto diferenças com discursatas de há semanas atrás, sobretudo de um deles!.
6. Passei o fim de semana a Sul. Algum Sol, mas sempre a porcaria das ventanias. Domingo então foi pavoroso. Saí da praia era quase uma da tarde. Andei a passear pela terra. Sei que uma ou duas árvores não são a floresta. Ainda assim, e tendo presente um cartaz do CDS sobre turismo que aí está para deleite de Portas, tomei bastante atenção aos serviços nas gelatarias, nos restaurantes, aos contentores do lixo, ao estado de conservação de muitos prédios, aos espectáculos (??!!??) nas ruas desde crianças a cantar (teriam 12 anos?), aos vendedores das mais diversas coisas (??). Turismo?
Não tenho dúvidas acerca do nosso potencial, desde um turismo mais singelo a boas pousadas e turismo de habitação, ás condições (ainda) de segurança, e aspectos vários da natureza, etc, etc. Mas creio que muita da gentinha que ia normalmente para o Norte de África, paragens pela Ásia etc, anda por cá.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário