quinta-feira, 14 de novembro de 2019

A VELHA ALBION
Toda a gente sabe (estou hoje a empregar esta frase depois de saber que uma companhia aérea irá passar a designar os passageiros desta forma, abandonando "as senhoras e senhores") que o passar dos séculos altera muita coisa, desde impérios que desapareceram a alterações climáticas etc.
A velha Albion foi outrora um império poderoso.
Gradualmente, sobretudo a seguir a 1945 foi minguando, tendo tido a argúcia de constituir uma agremiação do Reino Unido com todas as parcelas por esse mundo fora e outrora integrantes do império.
Quando em 1982 declarou guerra à Argentina, ainda conseguiu juntar uma esquadra, preparou uns navios mercantes para transporte e de tropas e material e lá foi oceanos abaixo. Mas a coisa correu-lhes bem porque tiveram o beneplácito do Chile para infiltrar por lá tropas de elite em preparação do que se seguiria, e dos EUA para pelo menos o abastecimento de aéreos e preciosas informações satélite. 
Mas a grandeza dos estaleiros navais foi-se, a metalurgia foi indo e, pelo que se lê nos OCS internacionais, mais uma empresa desaparece das mãos de sua Majestade: a British Steel.
Estar na União Europeia tem alguma coisa a ver com isto?
O Brexit tem alguma coisa a ver com isto?
Como andarão os ares na City?
As arrelias causadas a Isabel II por certos membros da realeza   devem ser"pintelhos" (como dizia o outro) comparadas com estas coisas.
Ela tomou a coroa salvo erro aos 27 anos.
O que sentirá hoje quando olha para trás?
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário