segunda-feira, 11 de novembro de 2019

DEMOCRACIA......à PORTUGUESA..........
Alguns amigos têm-me interpelado se não ando um pouco azedo, com a política nacional, com os nossos políticos.
Alguns acham que me abespinho demasiado com as "elites".
Tenho defendido a "minha dama", e vão-me dando alguma razão. Somam-se os casos que demonstram que nem tenho exagerado na maioria das minhas preocupações, na maioria dos meus azedumes, na maioria das minhas críticas a ministros como Azeredo Lopes, António Costa, ou a ex como Cavaco Silva, Soares, Guterres, Sampaio, Sócrates, e por aí fora.
Mas se necessário fosse arranjar argumento maior para ilustrar a coisa não precisava de ir mais longe que a S. Bento.
Basta ver a decisão do PS, BE, PCP, Verdes na AR quanto ao darem ou não tempo e voz aos três deputados novos (Livre, IL, Chega), para recordar aos meus amigos que o nosso sistema está a demonstrar bastante doença.
E que me assiste alguma, alguma não, muita razão, para criticar esta gente corporativa instalada à mesa do orçamento.
Por variadíssimas vezes escrevi que não há democracia sem partidos políticos, sem liberdade de expressão, sem eleições, sem OCS independentes e assertivos, etc etc. Não me vou repetir. Vão ler.
Agora, uma coisa tenho como certa, imporem a lei da rolha aos 3 deputados é sintomático de que isto anda mal.
É uma decisão inacreditável, alguns dizem-na incompreensível. Pois eu digo, compreende-se e bem, os meninos e meninas que estavam antes de 6 de Outubro passado, estão com muito receio do que aí poderá vir. PONTO. Por razões diferentes.
Desculparem-se com o regimento da AR é mais que desculpa esfarrapada.
Ah, e está na linha da frente uma "tal de comissão para a transparência". Ai se o ridículo matasse!
O voto vale sempre o mesmo, em Alguidar de Cima ou em Cascais.
A legitimidade é exactamente a mesma.
A conclusão parece simples, por razões diferentes - têm medo, muito medo, de perderem a prazo uns lugares.
Até o impagável Ferro Rodrigues veio a público dizer que tinha sido um erro a decisão dos esquerdalhos (ele não disse esquerdalhos)
O que se passará com aquela gentinha?
Será das sandes baratas no bar da AR?
Ou das viagens não feitas mas pagas?
Ou dos subsídios para alojamento mesmo tendo casa muito pertinho?
Claro que dentro de poucos dias vão reverter a idiota decisão, não há volta a dar.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário