quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

SAÚDE,  COVID,  SNS,  REALIDADES

Marta que a saúde teme anuncia que o SNS está outra vez sob grande pressão. Compreende-se, infelizmente.

Mas, para lá das historietas propagandeadas pelos escribas das diferentes TV's, para lá de Graça Freitas, Marta Temido, António Costa, e dos vários que tão categoricamente aparecem a perorar e em que a esmagadora maioria não é cientista nem epidemiologista, um caso real, concreto e, por ele, sabendo que a árvore não será a floresta, por ele, dizia, ponderar o que é isto de cair no hospital. O caso concreto, REAL, é este:

> ela, a sénior, 23 de DEZ 2020, sintomas de cansaço, febre, em outros perda também de apetite. Em suma, entre avó de 72, filhos (2) e netos (6), foi tudo progressivamente apanhado pelo bicho. Nuns, os sintomas a desaparecerem, mas o avô, 76, com sintomas febris e cansaço extremo a partir de 28 DEZ

> as coisas foram aliviando para a maior parte, o avô piorou. Há três dias Sta Maria com ele, esteve a oxigénio. "Há cá muitos bem piores que o senhor." Até ouvir isto esteve em maca, GELADO, ao frio, à espera de ser observado. Esteve a oxigénio e soro, valores de oxigénio muito baixos! Antes de jantar remeteram-no para casa, teve alta.

> Ontem lá começou a dormitar alguma coisa o que não conseguia há 3 dias. Ontem a certa altura, acordou, levantou-se para ir à casa de banho, cambaleou na casa de banho caiu para a frente, a testa foi de encontro ao lavatório. Está de novo em Sta Maria, - "ah, não devia ter tido alta ontem" - valores de oxigénio muito baixos, e entre outros pequenos detalhes como a testa aberta, pneumonia, cerca de 70% pulmões apanhados. resta saber se há ou não hematomas internos na cabeça.

Esta é a realidade das coisas, terá alta, se Deus quiser daqui a 3 a 4 dias, se as coisas correrem favoravelmente. Gelou horas na maca, e diz a filha mais nova - "aquilo parece um manicómio"

Realidades, o problema é cair lá.

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário