quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

UCRÂNIA, TANQUES e ETC
Os tanques (linguagem popular, carros de combate na linguagem técnica militar) estão a ser colocados como coisa fundamental para a vitória de Zelensky sobre a Rússia. Não faço a menor ideia se este tipo de armamento fará de facto a diferença, admito que sim, mas presumo que dependerá nomeadamente da quantidade que cederem à Ucrânia.
Como leigo nesta coisas, ainda assim parece que por cá o nosso Exército terá 37 "leopardos" 
mas bem gostava de saber se estão todos operacionais ou
se tanques monos como este da fotografia. É que falam por aí que Portugal poderá ceder 2 leopardos.

De acordo com o que vai sendo noticiado, vários países têm agora permissão da Alemanha para cederem à Ucrânia parte dos "leopardos" que possuem tal como a Alemanha cederá aparentemente 14 leopardos.

Como leigo nesta coisas, ainda assim palpita-me que nem daqui a dois meses a Ucrânia estará em condições de começar a operar os leopardos e os carros de combate que Biden anunciou irá igualmente ceder. Parece que lá da Albion haverá também umas prendas do género.

Demora grande por razões de instrução/ formação, treino e, depois, montar toda a logística de combustíveis e material /peças de substituição.

Como refiro no início, esta coisa de colocar os leopardos como a peça decisiva para inverter o rumo da guerra cheira-me estranho.
Porque, estou vivamente convicto, quer do lado da Ucrânia, do lado dos EUA e da NATO, quer do lado da Rússia, a mentira e a desinformação são a prática diária.

Mesmo um leigo como eu se recorda das anunciadas e presumo concretizadas imensas remessas de armas antitanque fornecidas à Ucrânia pelo Ocidente. Resultados? Dizimaram grande parte dos carros de combate da Rússia?
É que eu posso ter percebido mal, mas uma das coisas que ouvi recentemente é que a Ucrânia precisa urgentemente dos leopardos e outros para conter a avançar sobre os carros de combate russos. Há qualquer coisa que não me parece bater certo.

Outra hipótese, será que aparecendo no terreno, nas linhas da frente, dezenas de carros de combate, conseguem fazer com que os russos façam uma escalada perigosa? Mais perigosa ainda?

Aguardemos, mas se tudo isto já me cheirava mal desde a agressão iniciada em 24 de Fevereiro passado, cada vez me cheira pior. 
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário