segunda-feira, 15 de julho de 2024

SAÚDE, COVID, e ETC. 
Desde 1 de Junho passado, dizem por aí terão infelizmente já falecido  mais de 400 pessoas por causa da infecção COVID.

Quando fui operado, 3 de Junho passado, o meu melhor amigo médico recomendou-me - António, saíste do hospital agora e, portanto, daqui a dois ou três dias como te recomendou o cirurgião, vais ter de começar a fazer curtas caminhadas à volta de casa para gradualmente recuperares. 
Recomendo-te que na rua andes de máscara, pois há muita poluição, de vez em quando as poeiras africanas mesmo que não avisem andam por aí e, além disso, estão a surgir casos COVID em catadupa. Portanto, usa a máscara para tentar evitar situações que te possam levar a espirrar e tossir, o que sobretudo nas duas primeiras semanas te é muito inconveniente. 
No limite, um ataque de tosse violento pode causar rotura de costuras. 

Cumpri zelosamente, e presentemente faço as caminhadas habituais.
Mas estou a falar disto por causa do COVID e do que vejo por aí.

Ontem, por exemplo, no aniversário (80º) do meu familiar, cerca de 100 pessoas ou ligeiramente mais, alegria esfuziante como é natural, e reparei que ninguém tem o mínimo cuidado, conversarem às vezes cara junto a cara, um espirro não contido com o braço.
Havendo dois conhecidos asmáticos entre outros problemas, as pessoas ligam pouco a quase tudo. 
É minha opinião, e isto que refiro não tem nada a ver com ansiedade constante e stress, apenas postura rotineira.

Um exemplo mais simples, as janelas estavam abertas e uma delas nas costas de um dos meus netos, de 6 anos, e que há pouco tempo andou seriamente atrapalhado de garganta ouvidos etc. 
Quem estava atento e mandou fechar a janela? EU!

Não há certezas absolutas nesta vida, a não ser todos falecermos um dia e, como diz o meu amigo médico dos Açores, a outra certeza é ampliar alguma brejeirice que nos mandam.

Isto dito, desde os 65 anos que me vacino contra a gripe, vacinei-me com todas as doses COVID, e eu e a minha mulher já tomámos a da pneumonia.

Claro que há quem negue a vacinação etc.

Um facto indesmentível é que por cá e lá por fora aconteceu que várias pessoas tiverem fortes reacções à vacina COVID, como reações tiveram a antivirais, etc.

Pessoalmente lamento muito que em Portugal não tenham sido divulgados e não sejam actualizados COM RIGOR os números de falecimentos por COVID, os números de pessoas com reacções estranhas à vacinação COVID,  tal como relativamente a outras vacinas e, também a medicamentos.

Anualmente vem aparecendo uma estimativa quando a falecimentos por enfarte, AVC, cancros, etc. Creio que devia haver mais empenho nestas matérias e estar bem disponível para consulta, como devia ser mais divulgado pois, apesar das loas quanto a digitalização/ informática etc. há muito portugueses que internet e computadores "0".

Ou existem e sou eu que não os descubro? Inépcia minha?
Boa noite.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário