terça-feira, 17 de junho de 2025

MUROS

Depois do almoço desta 2ª Feira 16 de Junho, aqui no sossego e temperatura (23ºC) amena da casa da aldeia, calhou andar à volta de livros e de algumas das muitas revistas "Adufe" que tenho.

Adufe, revista do concelho do Idanha-a-Nova (IDN), com periodicidade cada vez mais alargada.  Fruto dos tempos de maior escassez de Euros!

Calhou folhear sobretudo esta.

Este número tem uma ênfase na questão do desenvolvimento sustentável dos territórios rurais. Com uma introdução do ainda hoje presidente da CMIDN, Armindo Jacinto, homem que vi retratado no meio dos vários socialistas apoiantes de José Luis Carneiro na sessão de há dias nos jardins do Largo do Rato. Ele foi, ao que se sabe, um forte apoiante de Carneiro na campanha para a chefia do PS que  Pedrinho acabou por ganhar.

Este número de 2019 tem várias outras coisas curiosas.

Uma delas, um texto sobre "MUROS", um texto com o título - "A vida é feita de muros"

Os muros dividem, dividem territórios, povos, famílias, raças (claro que não há raças, né !) comunidades.

O texto fala sobretudo dos muros nos campos, nas quintas, nas propriedades. Depois tem imensas fotografias de muros, melhor ou pior conservados.

Termina o texto afirmando - Há muros que obedecem ao homem na sua natureza. Outros à natureza do homem.

E isto, os muros no concelho de Idanha-a-Nova, fez-me recordar os imensos muros que existem entre a América e o México (onde Obama não construiu nem um metro de muro de fronteira durante os seus 8 anos na Casa Branca, CERTO ?), ou os muros existentes e em construção na Europa do presente.

Tal como recordo o infame muro de Berlim. MUROS.

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário