Estive a pensar que título escolher para este pequeno texto que vou escrever.
Pensei em " da honestidade intelectual" mas reparei que sobre quem quero agora escrever umas linhas, a coisa parece cair um pouco para uma aparente e ocasional desonestidade intelectual.
Depois pensei na memória, mas no caso o que melhor se aplica será - da conveniente ausência de memória.
Bom, deixo de lado o título, e vou concentrar-me na pessoa, no caso é Sérgio Sousa Pinto (SSP). O político comentador do PS, apreciado dentro da família cá em casa.
O comentador e ex-deputado PS SSP parece uma criatura desempoeirada, que parece falar sem amarras, sem dependências.
SSP declarou recentemente que o que lhe interessa é - "o que resolve os problemas das pessoas".
SSP continua a dizer-se socialista, não renega o seu partido, dentro do qual passou longa temporada na Europa como deputado Europeu e durante esse período conviveu bastante tempo com Mário Soares, com quem teria aprendido muito.
Se olharmos à história do Portugal democrático, particularmente os últimos 35 anos, mas se for preferido, fique-se pelo período desde finais de 2004, podemos verificar quem mais tempo governou (????) Portugal. Apenas um dado concreto.
Poderemos então avaliar os contributos do PS e de cada um dos restantes partidos com o rabinho no Parlamento para resolver os problemas das famílias portuguesas, para resolver os problemas das pessoas, para usar a terminologia de SSP.
A começar em Guterres e António Costa, o que verifico da história é que cada um deles tratou foi sobretudo de acautelar a vidinha respectiva. Barroso não lhes ficou atrás!
Haverá portugueses que afirmarão que é o PSD o destruidor do SNS, outros dirão que não, que o destruidor tem sido o PS.
Pessoalmente creio que têm sido os dois. Com o PS a anunciar mais do que o PSD mas depois, na prática, a não concretizar.
Pessoalmente creio que têm sido os dois. Com o PS a anunciar mais do que o PSD mas depois, na prática, a não concretizar.
Mas este apregoar constante das esquerdas da superioridade moral é, para mim naturalmente, fonte de urticária.
Não porque à direita do PS tenham sido ou sejam exemplares a resolver os problemas das pessoas. Nada disso.
Mas é cansativo, para dizer o mínimo e sem ser deselegante, passarem os anos com estas arengas e esquecerem-se de uma coisa concreta.
E tenho sempre presente que até 2015, o grande centrão fez boas coisas e más coisas, e muita inação e muito empurrar as questões com a barriga.
Mas porque raio é que, a partir de Dezembro de 2015, em que estiveram mais de oito aos com o poder, não resolveram FINALMENTE, os problemas das pessoas?
Porquê ? Porque desperdiçaram esse longo período?
Esta coisa diletante de criaturas como SSP que, por diversas formas, tiveram ao longo de anos aconchegos fofinhos, passam temporadas como deputados nas últimas filas criando o ar de rebeldes, mas tendo sido coniventes com praticamente tudo, andarem agora com aquele ar irritado e superior a querer saber é como se resolvem os problemas das pessoas, não é qualquer coisa de curiosa?
Fico por aqui.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário