O REGIME. O SISTEMA. A CGDEPÓSITOS.
A pouca vergonha continua. Não é de agora. É, muito provavelmente, desde sempre. Alturas houve em que o escândalo terá assumido proporções mais evidentes, mais desavergonhadas. Terá sido, temo bem, durante as governações de Sócrates.
Aliás, este sem vergonha na cara deu uma entrevista sobre o assunto, para se limpar de insinuações e acusações.
Para mim, uma das curiosidades dessa entrevista, mas nada novidade, é o estilo violento e acusador contra tudo e todos. Engraçado nomear sicários a jornalistas que, segundo ele, acolhem os seus inimigos. E ele, deu a entrevista a quem?
Mas adiante. A criatura afirma que nada teme, nada de censurável houve no seu passado, nunca deu orientações, nunca deu instruções, nunca actuou junto de quem quer que fosse. E etc.
Bem se é tudo tão limpo, porquê estar incomodado com a CPI que Passos Coelho quer impor?
Temos, portanto o costume, e oxalá cada vez mais portugueses percebem melhor esse ex-PM mais as suas habilidades que não enganam senão "ceguinhos".
Palavras (algumas, porque são tantas) chave neste "afaire" CGD?
Temos, Sócrates, Francisco Bandeira, Berardo, Faria de Oliveira, Cavaco Silva, Santos Ferreira, Armando Vara, Ricardo Salgado, grupo Espírito Santo, Amorim, Fino, Mosquito, PS, PSD, CDS, sigilo bancário, Teixeira dos Santos, Manuela Ferreira Leite, golden share, PT, Ongoing, BCP, Artlant, grupo Lena, arqueologia, blindagem de votos, comissão de inquérito, destrutiva, devassa pública, recapitalização, reestruturação, auditoria forense, irresponsabilidade, responsabilidade, avaliação de risco, nepotismo, corrupção, escrúpulos, promiscuidade, banco líder, carta de missão.
Enfim estamos perante uma, talvez mesmo a maior bronca do actual regime, temo que bem pior que BES e família Espírito Santo.
Mas também Manuela Ferreira Leite se insurge. Desde logo porque vem a iniciativa de Passos Coelho.. Não quer a CPI mas não deixa de confirmar as dúvidas sobre que montante efectivamente a CGD necessita; diz que não está sob acusação ou suspeita de natureza criminal ou política! Para esta senhora, o que é noticiado há mais de uma (2?) década é tudo normal não é?
Até Vital Moreira não percebe a oposição à CPI, homem que foi para Bruxelas pela mão de quem se sabe.
Enfim, que engraçadas que são estas elites políticas e outras que desgraçam o País continuadamente.
Aliás, até MFL confessa o empecilho continuado das forças políticas à transparência.
Eu que não simpatizo com Passos Coelho, não deixo de notar que, aparentemente, ele quer uma "devassa pública" desde 2000 ou seja, mais coisa menos coisa, metade do tempo com PS no poleiro, outra metade com PSD.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário