domingo, 25 de dezembro de 2016

24  DEZEMBRO  2016.   A CONSOADA.
Oxalá a consoada dos meus estimados visitantes e leitores tenha sido muito boa ou, pelo menos, a melhor possível.
A minha foi muito boa, na medida em que estive com a Família directa próxima e alargada em que, naturalmente, netos e os mais pequeninos sobrinhos-netos concentram as atenções.
A par da "criança" de 91 anos e cabelos branquinhos.
Claro que houve, felizmente, muito para dar ao dente.
Refletindo, porventura algum exagero, como sempre acontece, coisa que depois ao longo da noite e com as risadas que os putos sempre provocam, muitos, creio bem, não se dão conta que em muitos lugares não será a mesma coisa.
E não me refiro a Aleppo, Sudão, corno de África, Afeganistão, Iraque, Guinés, etc, centenas de localidades por esse mundo fora onde as tragédias se acumulam ano após ano, sempre embrulhadas nas mais elevadas discursatas dos que nasceram em berço de ouro, dos que têm as continhas lá fora, dos que investiram no BES e a tempo de lá retiraram as massas. 
Embrulhadas, ainda, nos sucessivos cessar fogo, nas sucessivas resoluções, nos constantes comboios de solidariedade onde as roupas e os alimentos acabam por quase não chegar onde deviam devido a roubos e certos desvios de típicos "dignitários" que depois chegam a "Sir".
Pensei um pouco nisto, com o copo de tinto na mão já depois da cena do Pai Natal para os putos, seriam quase as 2400H de 24 DEZ.
Mas pensei sobretudo noutras pessoas, mais perto, desde a idosa que caiu de manhã de 24DEZ e está internada em Évora com uma perna partida e esfacelada em vários lados, na que foi abandonada (e tem de trabalhar em várias casas) quando o filho tinha três anos filho a que não renovaram agora o contrato na grande superfície comercial, concretamente no Continente no Barreiro.
Não sou alheio aos horrores do mundo, mas doí-me ainda mais os portugueses que conheço, nas zonas de Lisboa e Évora e lá em cima na Beira Baixa.
Se calhar alguns vão achar que sou egoísta.
Antes de mostrar o vinho principal (principal e enorme, 5 lit) que me acompanhou ontem, relembrem-se - a inveja é coisa feia!
Tenham um bom dia de Natal e uma boa passagem de ano.
AC



Sem comentários:

Enviar um comentário