domingo, 18 de dezembro de 2016

Bandeira Nacional
Muitos sabem, mas muitos outros não e, pior que isso, estou convencido, não querem saber.
Aliás, há dias, observei com atenção os cidadãos que estavam muito perto da AR, onde estava a decorrer o início de cerimónia por causa do presidente Checo e, ao ouvir-se o nosso Hino Nacional, nem um parou de andar, os poucos homens com cabeça tapada assim continuaram. 
Aqui fica para lembrança, retirado da NET:
> As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique. Os pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo.
Diz-se que na batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado apareceu a D. Afonso Henriques, e disse: "Com este sinal, vencerás!''.
> Contando as chagas e duplicando por dois as chagas da quina do meio, perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter traído Cristo. 

> Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros.

> A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio.
> O verde simboliza a esperança. O vermelho simboliza a coragem e o sangue dos Portugueses mortos em combate.


Já agora, aos que se passeiem junto ao Palácio de Belém e se interrogam ao olhar a bandeira que lá está içada, o que observam é o Pavilhão Presidencial. Que é muito semelhante à Bandeira Nacional, excepto por ter todo o pano de uma só cor, verde-escuro, e o escudo está colocado ao centro.
AC


Sem comentários:

Enviar um comentário