SERRA da MOREIRINHA
Tem este nome na zona, confesso que nunca investiguei se está consignado em cartas.
Trata-se do monte em frente ao monte onde está alcandorada a aldeia de Monsanto, na Beira-Baixa, no concelho de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.
Salvo erro, o marco geodésico colocado no cima do castelo de Monsanto estará a cerca de 756 metros de altitude.
O marco geodésico da Moreirinha estará a pouco mais de 500 metros. É este o marco da Moreirinha.
Vem isto a propósito da caminhada que há dias fiz, num belo dia de Sol, juntamente com amigos locais e meus estimados vizinhos, para chegarmos ao topo, como chegámos.
Em 1995 ou 1996, estive encostado a este marco, mesmo ao marco, bem como os meus filhos e o meu nessa altura quase genro. É preciso trepar, com muito cuidado, faz-se, mas cautela, muita cautela.
Nessa ocasião, o trajecto seguido foi mais complicado do ponto de vista físico, pois foi por uma vertente com muitos "barrocais", que são basicamente uns trambolhos de granito, alguns gigantescos, que se contornam ou se passa por baixo (como na figura, estes, na subida para o castelo), muitos outros mais "pequenos" a que se tem de subir/ escalar e depois caminhar.
O trajecto desta vez foi mais suave, mas por outro lado enfrentando silvas, giestas, mato denso, muito arvoredo, mas felizmente não havendo muitos insectos a atacar os rostos.
Da aldeia até lá fomos de carro, sempre se pouparam uns bons Km. A viatura ficou no sopé do monte, como se pode ver.
Pela fotografia, sobretudo a parte direita, dá uma pequena indicação do que havia a atravessar. Algumas partes estavam cerradas.
Foi um belo passeio, como procuro mostrar em mais algumas das muitas fotografias que fui tirando. As três seguintes procuram mostrar o tipo de caminho.
Nas zonas com menos vegetação, tínhamos então mais "pedra"
Toda a caminhada até ao topo e, depois, durante a merenda/ almoço ligeiro, tivemos sempre a observação atenta por parte dos grifos.
Já muito perto da chegada ao topo, houve que passar por um pequeníssimo "túnel", bem apertado, como se pode ver pelo esforçado trabalho de uma das caminhantes.
Já quase lá em cima, uma vista sobre a aldeia de Monsanto, o aglomerado mais no cimo, antes do castelo.
A dada altura encontrámos algumas das chamadas "rosas albardeiras", típicas da zona, mas só nas encostas viradas a Norte.
Da vegetação diversa, algumas amostras.
Já quase lá em cima, outras vistas.
Um belo passeio. Costuma dizer-se, a descer todos os santos ajudam. Neste tipo de aventura não é bem assim. Há sempre pedras soltas, terra solta, e...............três vezes derrapei, uma delas deu...... rabo no chão. Os companheiros também tiveram uma quota parte.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário