quarta-feira, 23 de novembro de 2022

GUERRA na UCRÂNIA

24 de Novembro, completam-se 9 meses que a Federação Russa / Rússia invadiu a Ucrânia. Uma "gestação"!

O que nasceu?

Como de costume em todas as guerras (neste caso, não é uma guerra disse o Russo, mas uma operação militar especial ?????) ali nasceu um mundo de horrores.

À cabeça, um sofrimento brutal infligido a milhões de civis Ucranianos, e um sofrimento agora cada vez mais atroz com a chegada  já em força  do "general Inverno". 

Atroz, designadamente porque as infra-estruturas básicas para uma população sobreviver estão destruídas porventura entre 50 a 60%. Noticia-se que ao final do dia 23 de Novembro Kiev e outras cidades ficaram sem energia eléctrica. E o gás? E a água? E quanto a hospitais, maternidades etc.?

Não sei se interessa agora para o caso, mas quando vejo gritaria de diferentes lados sobre atribuição de responsabilidades, entre muitas outras coisas lembro a vergonhosa captura da Crimeia anos atrás que nenhum sobressalto especial causou no mundo Ocidental. Lembro-me também dos "media" (ou merdia?), como por exemplo esta síntese.

Reflexões:
> Continuam os bombardeamentos Russos, seguidos, às dezenas por dia; afinal, os mísseis Russos não esgotam? Têm assim tanta capacidade industrial e logística para este bombardeamento sem fim?
> Ou, adicionalmente, armamento está/ continua também a chegar do Irão, da China, etc.?
> Este discurso de António Costa, sobre não ser possível encarar mais alargamentos nos presentes moldes de organização e estruturas da UE,  é coisa dele, ou ele é peão de brega mandatado para dizer o que a loira platinada da UE e o inarrável Michel agora não podem dizer ao Zelensky depois de tanto entusiasmo e de tantas promessas de rios de euros?
> Este discurso protagonizado por Costa é indício que Zelensky já começa a estar menos apoiado e, provavelmente, não apoiado para agressões em território Russo?
> Zelensky está a apanhar pancada forte mas, por si só tem força para retaliar para fora das suas fronteiras? 
> Estas contínuas descargas Russas sobre cidades vilas e aldeias e particularmente sobre infra-estruturas, dizem alguma coisa sobre a eficácia real das defesas Ucranianas?
> A população Ucraniana entrou na época do tiritar de frio; os EUA, UK, Alemanha, França, etc., resolvem a coisa com geradores industriais? Servirá certamente para alguma coisa mas......
> Entretanto, o chamado Ocidente está contente com a eficácia do armamento cedido à Ucrânia, nomeadamente de defesa anti-aérea?
> Tentar esmagá-los com o frio e privações de toda a ordem, resultará?
> Sei que nas relações internacionais é importante não fechar todos os canais, manter sempre uma porta entreaberta; estará o Ocidente a pensar nisso? Estará a falar por uma porta entreaberta? E o Russo?
> Na ONU, Guterres e não só, falam da urgência da paz, obter a paz; mas a que custos? Nem Erdogan apresenta um plano de paz, anda satisfeito a atirar-se aos Curdos e gerir a saída dos navios com cereais, porque será?
> Crimeia, Lugansk, Donetsk, é para ficar/ continuar como quintal de Putin, ou não? Zelensky diz que nem pensar, mas....
> Zelensky, já terá percebido o que está a começar a desenhar-se? Está definitivamente sem dúvidas que o colocaram numa guerra que provavelmente não vai acabar bem mas para ele quase de certeza que não?
Aguardemos.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário